Carlos Lupi esteve em Votuporanga (SP) para inaugurar Agência Regional do Trabalho

Até o final do ano, Votuporanga terá 500 vagas no programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, uma das ações de qualificação do Ministério para jovens carentes, provenientes de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, com baixo nível de escolaridade e idade entre 18 e 29 anos. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, atendeu o pedido do prefeito Nasser Marão Filho e do deputado federal João Dado, durante a inauguração da Agência Regional de Trabalho.
O ministro confirmou que o programa acontecerá no município. “Será no final do ano, porque temos que elaborar o projeto. Volto para Votuporanga para fazer a aula inaugural”, prometeu. Além de oferecer a formação profissional, o programa tem como meta obrigatória a inserção de pelo menos 30% dos participantes queconcluírem o curso no mercado de trabalho.
Lupi também demonstrou satisfação em estar na cidade. “Votuporanga tem auto-estima, é bem cuidada. Estamos juntos para trazer o que há de melhor. Quem não está preparado para conviver com as opiniões diferentes, não está preparado para a democracia”, disse, referindo-se ao fato de o prefeito ser de um partido (PSDB) de oposição ao governo federal.
Ele afirmou que somente em equipamentos para a nova agência, foram gastos R$ 40 mil. “Estamos reformulando todo o sistema do Ministério do Trabalho, principalmente a internet. Estamos fazendo coisa inédita que é a concorrência. Ganha quem tem o menor preço e é mais eficiente. Estamos economizando”, contou.
O ministro deu exemplo de como traz benefícios a reformulação do sistema. “Se um cidadão entra com pedido de seguro-desemprego, o atendente vrá primeiro se há vagas nesta profissão e se não tiver, recebe. O verdadeiro trabalhador quer produzir. Estaremos atendendo à altura do trabalhador”, destacou.
A pedido da presidente do Sincomerciários, Maria Augusta Caitano dos SantosMarques – Lia, Votuporanga também terá um auditor fiscal. “O concurso público é muito rigoroso. Temos que pagar bem para cobrar as pessoas e os auditores são exemplos disso. Transferir auditor somente com concurso público”, ressaltou.
Em entrevista coletiva, Lupi falou da falta de mão-de-obra qualificada. “Fazemospesquisa de capacitação setorial. Tem empregabilidade. Há vagas, mas não háqualificação. Venceremos os desafios”, disse.
Ele também falou sobre a prisão do delegado do Trabalho em São José do Rio Preto, Robério Cafani. “Foi uma denúncia do Ministério do Trabalho. Não podemos ser coniventes com desvio de qualquer função. Temos que dar o exemplo”, concluiu.