Carlos Lupi empossa Thiago Valério como presidente do PDT em Barra Mansa (RJ)

12/02/2022

Na Câmara Municipal, evento recebeu Rodrigo Neves, pré-candidato pedetista ao governo estadual, e parlamentares

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, empossou, na manhã deste sábado (12), o ex-vereador de Barra Mansa (RJ) Thiago Valério como presidente municipal do partido. Realizada na Câmara de vereadores, a cerimônia de formalização do novo diretório teve a presença de Rodrigo Neves, pré-candidato pedetista ao governo do Rio de Janeiro, de parlamentares e lideranças regionais.

Após a disputa pela Prefeitura, em 2020, onde obteve o segundo lugar com 15.247 votos, o professor pedetista buscará uma das vagas na Assembleia Legislativa. O projeto representa, segundo ele, uma forma de ampliar sua contribuição para “a política pública bem feita” e de focar em áreas prioritárias, como a educação.

“Juntos, vamos reconstruir o estado do Rio e fazer do Médio Paraíba [do Sul] uma região forte, que ajudará nessa recuperação. […] Trabalharemos forte para que as pessoas sejam verdadeiramente representadas na Alerj e tenham seus direitos garantidos”, destacou, reforçando a parceria com Neves e Ciro Gomes, presidenciável pedetista.

Para Lupi, o PDT é marcado por uma coerência histórica e segue mostrando constantemente renovação e evolução, a partir dos compromissos trabalhistas.

“Uma renovação com gente de qualidade, sinceridade e enraizamento com sua cidade. […] O PDT é um exército de ideias, sonhos, esperança na construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna”, disse, ao projetar a evolução de Valério no parlamento para indicar, em seguida, a possível vitória no pleito municipal de 2024.

Sobre a confiança em Rodrigo Neves, o ex-ministro do Trabalho e Emprego elencou o progresso gerado por ao longo de décadas em Niterói.

“É a referência na educação, saúde pública e gestão que precisamos espalhar para todo o Rio de Janeiro. Por isso, Rodrigo Neves tem que ser o nosso governador. Chega de inexperiência. O governo do estado não é quinta de casa”, opinou, resgatando a qualidade da gestão de Leonel Brizola e o alinhamento com a pré-candidatura de Ciro Gomes.

Ao valorizar atuação de Lupi e agradecer o apoio do partido, Neves salientou a chegada de Valério na ampliação do projeto pedetista no Sul Fluminense. Sobre a realidade nacional e estadual, o ex-prefeito mostrou indignação com os retrocessos acumulados nos últimos anos.

“É inadmissível em um país com tantas riquezas e potencial, […] conviver com compatriotas sofrendo com a fome, desemprego e desesperança”, condenou.

“O PDT de Leonel Brizola e Darcy RIbeiro, que construiu a melhor concepção educacional da história desse país, através dos Cieps. Se não tivessem fechados esses centros, não estaríamos perdendo tantos jovens para a criminalidade”, indicou.

Ao ratificar o compromisso com a educação, Neves se comprometeu a retomar a universalização do ensino público de qualidade, pilar também compartilhado por Ciro Gomes.

“A obsessão que tenho, a partir da vitória para o governo do estado, é colocar, num prazo de quatro a oito anos, todas as crianças e jovens do Rio estejam na escola e no horário integral”, garantiu, em paralelo com o já implementado em Niterói.

“Nós temos o desafio de trabalhar em cada comunidade, bairro, universidade, escola e local de trabalho e mostrar ao povo a mensagem do trabalhismo e do Projeto Nacional de Desenvolvimento, que o nosso presidente Ciro Gomes tem apresentado”, acrescentou.

Entre as demais lideranças participantes, o deputado federal Chico D’Angelo, exaltou o legado trabalhista ao reafirmar a importância das pré-candidaturas nacional e estadual do partido, a partir de Ciro Gomes e Rodrigo Neves, respectivamente.

“Estão tendo papéis fundamentais ao apresentar propostas concretas para que o Brasil e o Rio tome o rumo correto nas áreas econômica e social, inclusive na saúde, onde atuou [como médico]. Temos uma oportunidade, aqui no Rio, de eleger um governador com experiência, competência e trajetória no campo progressista”, afirmou, em críticas diretas ao presidente Jair Bolsonaro e seu grupo político.

Ao exaltar o legado acumulado do PDT e de Rodrigo Neves na condução de Niterói (RJ), a deputada estadual Martha Rocha valorizou a representatividade das mulheres na direção local e o potencial da pré-candidatura de Ciro Gomes.

“Lugar de mulher também é na política. […] Conclamo a todos para olharem para o futuro através de Ciro Gomes, que tem vivência, legado, rebeldia e indignação. Para esse país se tornar uma nação, é preciso um projeto de desenvolvimento social e econômico”, comentou.