Carlos Lupi: Em memória do Presidente João Goulart

A decisão da Presidenta Dilma Roussef de recepcionar nesta quinta-feira (14/11) em Brasília, com honras de Chefe de Estado, os restos mortais do Presidente João Goulart é o primeiro passo do resgate da grande dívida da Nação brasileira com este homem que além de grande Trabalhista, foi uma das personalidades mais importantes e brilhantes de nossa República. Esta iniciativa da Presidenta Dilma e da Comissão Nacional da Verdade é um resgate histórico da luta pelo Brasil do Presidente Goulart.

João Goulart lutou por reformas profundas à luz do Trabalhismo e das liberdades democráticas e foi deposto por sua ousadia. Ele quis fazer a Reforma Agrária, pregou as reformas de base, tentou limitar a remessa de lucros das multinacionais, aumentou o salário mínimo em 100% – ele quis dar terra aos que dela precisam para viver, sendo ele próprio grande proprietário rural. Jango lutou por um Brasil soberano e independente, dono do próprio destino; e pagou um preço pessoal muito alto por isto.

Ele também ousou quando foi o primeiro líder de um país capitalista a visitar a República Popular da China, na época fechada ao Ocidente.

Quero parabenizar a Presidenta pela iniciativa de receber João Goulart com honras de Chefe de Estado em Brasília, 49 anos após ele  ser deposto e ter morrido no exílio. Dilma está tendo coragem e ousadia ao honrar a memória de um homem digno, o último Presidente eleito pelo povo antes da ditadura militar. Um homem que as novas gerações precisam conhecer melhor porque, como dizia Darcy Ribeiro, ele foi derrubado por causa de seus acertos, não pelos erros de seu Governo.

Jango honrou o cargo que ocupou, honrou o seu mandato, por ter tido a coragem de enfrentar e tentar encontrar soluções para os grandes problemas brasileiros. Parabéns Presidenta Dilma, parabéns Comissão da Verdade, parabéns Brasil pelo resgate da memória do Presidente João Belchior Marques Goulart.

 

Carlos Lupi

Presidente Nacional do PDT

OM – Ascom PDT