Carlos Eduardo lança mais uma etapa do programa ‘Sopa Solidária’ em Natal (RN)


Ascom Prefeitura de Natal (RN)
16/03/2017

O prefeito de Natal (RN), Carlos Eduardo Alves (PDT), lançou na tarde desta quinta-feira (16) mais uma etapa do programa “Sopa Solidária”, que já atende a 11 bairros da capital capixaba. Lançada em 2014, o objetivo da ação é atender pessoas que vivam em situação de risco alimentar, proporcionando uma refeição substanciosa a cada semana, atingindo uma meta de cinco mil pessoas atendidas.

Hoje, foi a vez do bairro Guararapes, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com atendimento a 250 pessoas. A meta da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas) é atender mais de 500 pessoas.

“É um programa de segurança alimentar, que tem a assessoria do Centro de Assistência Social, onde as famílias são cadastradas obedecendo a critérios, e desta forma, temos certeza de que estamos melhorando a vida dessas pessoas, dando uma contribuição para que tenham acesso a um programa de alcance social tão importante”, destacou o prefeito Carlos Eduardo.

São 20 mil refeições distribuídas ao mês, sendo uma porção de sopa composta por vegetais, massa e frango ou músculo, acompanhada de um pão, por pessoa. Segundo a secretária Ilzamar Pereira, titular da Semtas, já existem áreas da cidade onde o programa chega a atender 750 pessoas, como é o caso de Vila Paraíso.

Para a dona de casa e moradora do Guarapes, Josian Pereira, o programa ter chegado à comunidade foi a uma excelente iniciativa da Prefeitura. “Foi a Boa ideia, porque tem família que todos estão a desempregados e tem criança. As crianças pelos menos se alimentam melhor”, falou.

O Sopa Solidária faz parte das ações de segurança alimentar executadas pela Semtas, que incluem, ainda, outros dois programas: o Banco de Alimentos e a Feira da Agricultura Familiar. Por meio de projetos como esses, a Prefeitura do Natal segue o que preconiza o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), atuando nos eixos de produção, comercialização e consumo.

O Departamento de Segurança Alimentar (DSA), responsável pela gestão dos serviços e programas executados pela Semtas, também visita as comunidades para orientar a população sobre a melhor maneira de se manipular os alimentos e como evitar desperdício.

Os outros bairros já contemplados são Vila Paraíso, Santos Reis, Nossa Senhora da Apresentação, Câmara Cascudo, Vila de Ponta Negra, Boa Esperança, Planalto, África e Cidade Nova, além de Felipe Camarão que passa a constar este ano. Na próxima semana, a ação chegará ao bairro Felipe Camarão.