Carlos Eduardo empossa Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Natal (RN)

Carlos Eduardo Alvez empossa Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para biênio 2016/2018O prefeito Carlos Eduardo (PDT-RN) empossou, nessa quarta-feira (07), 38 integrantes para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), biênio 2016/2018, na sede da Prefeitura de Natal. Na ocasião, a presidente do Conselho, advogada Lucineide de Mendonça Freire, representando a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, lançou o 3º Concurso Literário e Artístico, voltado para alunos da rede Municipal de ensino, tendo como tema “Viver sem Violência”.

Na cerimônia, o pedetista destacou a importância do Conselho para a sociedade. “Os conselhos setoriais são um dos maiores avanços do país, pois trouxeram a sociedade civil a participar das políticas públicas do Brasil”, afirmou Carlos Eduardo, ao destacar ainda, que, hoje, o CMDM é referência em todo o estado, sendo Natal pioneira no envolvimento da sociedade civil.

Na ocasião, a presidente do Conselho, Lucineide de Mendonça Freire, cumprimentou todas as conselheiras empossadas lembrando a importância da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), classificando-a viável e de referência, pelo trabalho que vem desenvolvendo. Há seis anos na gestão, ela citou ações de destaque dentro do calendário das mulheres como a Medalha Nísia Floresta, homenageando mulheres que trabalham em favor da causa; o trabalho de 16 Dias de Ativismo, realizado a cada ano; atividades do Outubro Rosa; e participação do Comitê de Enfrentamento à Violência, entre outras.

Também estiveram presentes na cerimônia a secretária adjunta da Semul, Veralúcia Raposo da Fonseca; a vereadora Júlia Arruda, representando a Câmara Municipal de Natal; o secretário de Governo Jonny Costa, entre outros secretários e representantes do Executivo e Legislativo Municipal, e também da sociedade civil.

Concurso
Com o tema “Viver sem violência”, o 3º concurso Literário Nísia Floresta e Artístico Maria do Santíssimo, pretende estimular a escrita e as artes plásticas entre os alunos entre seis e 17 anos de idade das escolas da rede Municipal de ensino (72 escolas ao todo), matriculados entre o 1º e o 5º ano, para concorrer na categoria desenho/pintura; e os matriculados entre o 6º e o 9º ano, na categoria poesia.

O concurso é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com a parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), Secretaria Municipal de Educação (SME), Comissão da Mulher Advogada da OAB-RN, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Fundação Cultural capitania das Artes (Funcarte).

Para participar, as escolas deverão selecionar no máximo 10 trabalhos de cada categoria e enviar ao Conselho da Mulher, situado à rua Trairi, 784, Petrópolis, até o dia 30 de abril de 2017. Para cada categoria, serão contemplados dois trabalhos a serem classificados em primeiro e segundo lugares. Os vencedores terão seus trabalhos publicados na página da Prefeitura de Natal, nos blogs de domínio do CMDM e da Funcarte, e receberão como prêmio um tablet de 10,5 e 9,5 polegadas, respectivamente.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas entre os dias 08 de dezembro de 2016 até o dia 30 de abril de 2017.

Concurso