Café com Lupi homenageia Leonel Brizola

19/06/2021

O Café com Lupi deste sábado (19) foi especial em homenagem a Leonel Brizola. No próximo dia 21, completam 17 anos da morte do maior líder pedetista e, para lembrar a data, o presidente nacional do PDT, Carlo Lupi, dedicou o programa para rememorar a trajetória do trabalhista que atuou politicamente do governo Vargas ao século XXI defendendo as causas nacionais e o povo.

“Um patriota”, assim Lupi definiu Brizola durante a transmissão ao vivo. O presidente nacional do PDT contou a história do fundador do partido desde a primeira metade do século XX, passando pelo seu governo no Rio Grande do Sul, a Campanha da Legalidade, o encontro de Lisboa, até chegar ao seu governo no Rio de Janeiro, a criação dos Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps, e os últimos anos de vida.

Para ilustrar a narração de Lupi, que por uma hora descreveu fielmente acerca dos feitos do líder trabalhista, o programa trouxe um conjunto de vídeos e imagens históricos, além de depoimentos de companheiros partidários como o secretário-geral nacional do PDT, Manuel Dias, e o presidenciável e vice-presidente nacional da legenda, Ciro Gomes. Dentre as declarações de arquivo, está uma em que Brizola conta sobre a experiência de enfrentar o militares em 1961 garantindo a posse de João Goulart e adiando a Ditadura Militar que se abateria três anos mais tarde.

O programa está recheado de histórias que remontam à própria gênese pedetista. Vale a pena conferir no vídeo abaixo.