“Brasil precisa ter autonomia na produção de remédios”, diz Ciro


Silmara Cossolino
21/09/2018

O candidato à Presidência da República do PDT, Ciro Gomes, participou na noite desta quinta-feira (20), em São Paulo, do debate na TV Aparecida, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB).

Entre as propostas apresentadas durante o encontro, o pedetista disse que vai modificar o sistema de distribuição de remédios e que o Pais precisa celebrar um novo projeto industrial de produção de medicamentos.

“O Brasil precisa celebrar um novo projeto industrial para ganhar autonomia na produção de insumos para a saúde, deixando de comprar lá fora, com dinheiro dos brasileiros, que poderia gerar empregos aqui”, disse. “O Brasil precisa ter autonomia na produção de remédios. Nós vamos fazer”, afirmou.

O candidato citou que a atenção básica acaba não tendo o melhor resultado por dois  problemas: a distribuição de remédios  –  não só os de alta linhagem, e a falta de acesso a especialistas e a exames mais sofisticados.

Ciro expôs que a ideia é centralizar toda licitação de remédios, unindo consórcios de  municípios ou todos os municípios e o estado, fazendo com que  essas licitações acompanhem os fluxos por onde os medicamentos saem.

O pedetista disse que pretende disponibilizar um prêmio para cada unidade básica de saúde que cumprir metas objetivas de satisfação do usuário e metas objetivas de prevenção.

“A maior angustia das mães é precisar da saúde pública e ficar em filas e não serem atendidas. Vamos disponibilizar um prêmio para a unidade básica de saúde que cumprir metas de desempenho. É o usuário que vai dizer se foi bem atendido”.

Em outra frente, o presidenciável falou sobre a agricultura familiar e a necessidade de investir, inovar e incentivar, principalmente pela geração de empregos.

Afirmou que vai reduzir os impostos para os mais pobres e a classe média e aumentar para os mais ricos e também  o compromisso de promover uma reforma urbana no Brasil.

“São milhões de imóveis vazios no Brasil. E milhões de brasileiros sem casa. Vamos buscar garantir moradia digna a todos”, disse.