Brasil é o terceiro pior país para se trabalhar, aponta pesquisa da Confederação Sindical Internacional

Da redação
06/04/2022

De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Sindical Internacional (CSI), o Brasil foi classificado como o terceiro pior país para se trabalhar em todo o mundo e está entre os 10 que mais desrespeitam direitos trabalhistas e sindicais.

Segundo o relatório Global Rights Index (Índices de Direitos Mundiais), entre as principais causas estão o alto índice de assassinatos, repressão às greves e o enfraquecimento de negociações coletivas.

Ainda de acordo com o estudo, a situação se agravou após a publicação da Medida Provisória 927/2020, editada pelo governo federal, que permite a suspensão de contrato de trabalho sem remuneração por até quatro meses. Na época, o PDT e vários movimentos sindicais articularam para que a MP 927 fosse retirada, mas emendas permaneceram em outras medidas, como a redução salarial de 25%.