Bombinhas reúne comunidade, profissionais e gestores em I Conferência de Saúde da Mulher

Ascom prefeitura de Bombinhas
23/05/2017

Durante a I Conferência Municipal de Saúde da Mulher, a prefeita de Bombinhas (SC), Ana Paula da Silva, disse que as políticas públicas do município devem ampliar o acesso aos cuidados com a saúde feminina. O evento foi realizado na última sexta-feira (19) e teve como tema “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade”

A conferência teve o objetivo de mobilizar a comunidade, os profissionais e gestores públicos para avaliar a realidade da saúde da mulher no município e elaborar propostas de melhorias e qualificação dos serviços prestados à população feminina. Na abertura da solenidade, uma apresentação musical da Fundação Municipal de Cultura com o músico Vinícius Melo ao violão, que homenagearam as mulheres presentes com a canção “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

De acordo com Ana Paula, muitas mulheres, principalmente com mais de 40 anos, sofrem de doenças que poderiam ser evitadas, mas que não são, porque estamos sempre no final da nossa própria lista de prioridades.

“Primeiro vem filhos, marido, casa, trabalho, contas, etc… Nós mulheres não tomamos conta de nós mesmas. É importante e urgente mudar esse modo de pensar. As políticas públicas também devem estar voltadas para a ampliação do acesso aos cuidados com a saúde feminina, e estamos aqui hoje, gestores, profissionais da saúde e usuárias para lutarmos por essas melhorias”, disse a Prefeita Ana Paula da Silva.

A Enfermeira da Equipe Sesc Mulher Luciane Campello Ramos ministrou a palestra de abertura sobre o tema da Conferência e os participantes dividiram-se para debater e criar as propostas que foram votadas na plenária final e serão encaminhadas pelos delegados eleitos à Conferência Estadual, em Florianópolis.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulo Henrique Dálago Müller, dos vereadores Lourdes Matias, Márcia Pinheiro, José Antônio Olímpio, Flávio de Souza e Carlos Eduardo de Campos e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dauri Cardoso.