Bolsonaro responderá por crimes de responsabilidade praticados, afirma Lupi

Por Bruno Ribeiro / PDT-RJ
01/03/2021

Presidente do PDT lista série de ações equivocadas do governo federal na pandemia do Covid-19

“Vai responder por esses crimes. É de responsabilidade, sim. Nós vamos à última consequência”, indica o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao criticar, nesta segunda-feira (1), a gestão de Jair Bolsonaro, principalmente durante a pandemia do Covid-19, e exigir punições, incluindo o impeachment, para os erros sistemáticos.

“Nós já estamos responsabilizando-o na Corte de Haia. Isso não vai ficar assim. A responsabilidade pelas mortes desses milhares de brasileiros é do senhor Jair Bolsonaro, sim”, ratifica, ao citar as denúncias feitas pelo partido no tribunal internacional da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para sustentar a necessidade de retirada de Bolsonaro do cargo, Lupi menciona o progressivo aumento do número de mortes e infectados, a precarização do plano de imunização e o comprometimento do sistema de saúde por todo o país.

“No pior momento que estamos vivendo da pandemia, a grande maioria dos hospitais sem ajuda do governo federal e sem vacina. Até onde vai isso?”, questiona.

“Mais de 250 mil brasileiros morreram; mais de 10 milhões de infectados – incluindo aqueles que conseguiram fazer os testes –; 80%, em média, dos hospitais com suas urgências e CTIs ocupados e, de cada três brasileiros que são, infelizmente, entubados, dois perdem a vida”, pontua.

A crise brasileira é potencializada, segundo o pedetista, pela negligência e negacionismo de Bolsonaro na desestruturação das políticas públicas e no desmonte do Estado.

“Ele não toma providências, profetiza ignorância, não segue a ciência, não dá os equipamentos necessários para proteção e incentiva aglomeração, inclusive pessoalmente”, condena.

Caminhos

Como alternativa, Lupi aponta para a indispensável mudança da atual política econômica, que está vinculada aos interesses do mercado financeiro. A proposta trabalhista é sustentada no Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND), capitaneado por Ciro Gomes.

“A solução é o governo federal usar o seu dinheiro, que usa para abater juros e serviço da dívida e dar isenção fiscal, a serviço para salvar o povo brasileiro”, comenta, ao finalizar: “Nós acreditamos no Brasil. Está difícil suportar esse presidente.”

Confira o vídeo, no Facebook: https://www.facebook.com/LupiPDT/videos/815687075967593