Bolsonaro é exemplo de teimosia ou ignorância?


Manoel Dias
31/03/2020

O governo mandou produzir e está divulgando um vídeo, custeado com dinheiro público, para confrontar as recomendações da OMS e do próprio ministério da Saúde, insistindo na interrupção do isolamento social.

Senhor Presidente, o Senhor tem qual base científica para contrariar os maiores especialistas do mundo? Qual o parâmetro que o senhor apresenta para ir na contramão das orientações da OMS?

As atividades profissionais, mesmo sendo indispensáveis ao funcionamento do país, devem ser exercidas com responsabilidade. Nenhum médico mandaria um paciente que corre risco de morte voltar ao trabalho. Nenhum engenheiro mandaria uma pessoa, por mais sadia ou de porte atlético que seja, entrar em um recinto com risco de desabamento. Nenhum professor daria um certificado de conclusão a um aluno sem ter a certeza de que ele tem a segurança necessária para exercer sua profissão. Nenhum padeiro, feirante, pedreiro, eletricista sairia em paz para o trabalho tendo a certeza de estar colocando toda sua sua família em risco. Nem mesmo o banqueiro concederia um empréstimo a um cliente sem a garantia de poder reaver seu dinheiro de volta com juros e correção.

Então, qual a razão do governo fazer campanha caríssima desafiando os trabalhadores e as trabalhadoras a sacrificarem o bem maior, que é a vida, sem a menor garantia de estarem protegidos ou imunes ao vírus mortal? Na cabeça de quem o dinheiro é mais importante que a vida?

É um tremendo ato de irresponsabilidade expor a população a riscos desnecessários só para agradar aos magnatas.

A história é implacável, o senhor e seu grupo de fundamentalistas ficarão com as mãos sujas de sangue de pessoas indefesas que se exporão ao vírus por sua causa.

Reflita: quantos cadáveres pátrios precisamos contar para termos responsabilidade e bom senso? Veja o triste exemplo de outras nações!

Vamos seguir as recomendações dos especialistas: ficar em casa é a melhor arma nessa luta! Nós trabalhistas não hesitaremos na defesa da vida de nosso povo.

O Estado tem dinheiro suficiente para fazer frente às demandas que o momento requer. É preciso agir agora!

Nosso povo é mais importante que os banqueiros e parasitas aos quais o senhor serve!

PRIMEIRO É PRECISO PARAR O VÍRUS E PROTEGER VIDAS HUMANAS PARA QUE O BRASIL POSSA CONTINUAR A ANDAR!

*Manoel Dias, é Presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP), secretário Nacional do PDT e ex-Ministro do Trabalho.