Axel Grael: “Nenhuma cidade brasileira fez o que Niterói está fazendo”

Por Axel Grael
17/09/2021

E não vamos parar. Nos próximos dias, vamos anunciar o programa de retomada da economia

Esta semana, enviei para a Câmara de Vereadores de Niterói (RJ) mensagem para que o Renda Básica Temporária seja prorrogado até dezembro deste ano para aqueles que estiverem vacinados (pelo menos com a primeira dose, sem que a segunda esteja atrasada).

A programação inicial, compromisso que assumi durante a campanha eleitoral, era manter o benefício até a chegada da vacina. No entanto, diante da crise econômica e social que aflige o País, decidi manter o apoio aos que mais precisam até o fim deste ano.

Por outro lado, também nos últimos dias, anunciei o programa Novo Normal Niterói, validado por nosso comitê científico, com regras sanitárias mais flexíveis a partir de 1 de outubro. Em Niterói, os índices de vacinação (segunda dose) já se aproximam dos 70%, mas ainda manteremos protocolos (sempre baseados na ciência) até que toda a Região Metropolitana tenha atingido 100% de oferta de vacinas.

Desde abril de 2020, de forma ininterrupta, o Renda Básica Temporária beneficia com R$500 mensais as 50 mil famílias niteroienses que mais precisam. Além disso, desenvolvemos programas de apoio a 3 mil empresas, garantindo a manutenção de 15 mil empregos. No total, o município já investiu mais de R$1 bi em ações de retaguarda de Saúde e programas sociais para salvar vidas e minimizar efeitos na economia.

Trata-se de um expressivo esforço financeiro da Prefeitura de Niterói, que trabalha desde o início da pandemia com planejamento, seriedade e ações assertivas, utilizando os recursos públicos com responsabilidade.

Agora, o avanço da vacinação cria condições para a retomada das atividades econômicas e exige da Prefeitura de Niterói uma nova estratégia para impulsionar o desenvolvimento da cidade sem deixar ninguém para trás.

Os recursos públicos, que até dezembro serão direcionados para o pagamento de benefícios sociais, passarão a ser estrategicamente investidos nas ações do Plano de Retomada da Economia, que será anunciado nos próximos dias com iniciativas que incluem a Moeda Social Arariboia e incentivo à geração de emprego e renda.

Precisamos unir toda a cidade. Comunidades, setores econômicos, acadêmicos, religiosos e governamentais. Juntos, vamos superar esta crise para seguirmos o caminho do desenvolvimento econômico, com sustentabilidade e justiça social.

Não vamos poupar esforços para, juntos, superarmos este momento difícil.

*Axel Grael é prefeito de Niterói (RJ) pelo PDT.