Axel Grael lança programa “Niterói Cidadã” para fortalecer Terceiro Setor em Niterói (RJ)

Foto: Fred Hoffmann

Por Osvaldo Maneschy/PDT-RJ
12/08/2021

Objetivo é ONGs para que aprimorem a gestão, elaborem projetos e captem recursos de forma independente

O prefeito de Niterói (RJ), Axel Grael, lançou programa “Niterói Cidadã”, que tem como objetivo capacitar organizações não governamentais (ONGs)  para que aprimorem a gestão, elaborem projetos e captem recursos de forma independente.  O programa foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag).

A Seplag, que na administração de Rodrigo Neves era comandada pelo próprio prefeito Axel Grael e, atualmente, tem à frente a economista Ellen Benedetti, conta com a atuação voluntária da esposa de Axel, Christa Grael, que durante 12 anos esteve à frente do Projeto Grael. E é Christa Grael que tocará o programa recém-lançado voltado para capacitar as ONGs no aprimoramento de suas gestões.

Segundo Axel, Christa “conhece de perto os desafios e o potencial do terceiro setor na implementação de ações que visam ao desenvolvimento econômico e social”.

O Projeto Grael, fundado em 1998 pelos medalhistas olímpicos Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira, é uma organização não-governamental (ONG), que tem como objetivo democratizar o acesso de jovens – tudo gratuito – à prática do esporte da vela e, dessa forma, contribuir para a transformação social na vida dos seus beneficiários.

Desde a sua fundação, anualmente cerca de 700 jovens e crianças da rede pública de ensino de Niterói, entre nove e 29 anos, estão sendo educadas por meio da vela, natação e canoagem e preparadas para o mercado de trabalho na sede do projeto, na enseada de Jurujuba, em Niterói.

Clique aqui para ler a matéria completa.