Axel Grael almeja Niterói ainda mais sustentável e justa socialmente


Por Bruno Ribeiro / PDT-RJ
07/12/2020

Eleito no primeiro turno, pedetista dará prosseguimento ao aprovado projeto de gestão de Rodrigo Neves

“Agora é a oportunidade de continuar a transformar sonhos em realidade por meio de projetos que envolvem sustentabilidade, esporte social e de qualidade de vida para todos”, afirmou, Axel Grael, na mensagem endereçada à população de Niterói, na última sexta-feira (4). Ao todo, foram 151.846 votos na vitória do projeto trabalhista em primeiro turno, o que representou 62,56%.

O futuro gestor da segunda maior cidade do estado do Rio, com cerca de 500 mil habitantes, já integrava a gestão como secretário de Planejamento e iniciou uma integrada transição para dar prosseguimento ao progresso dos últimos oito anos.

“Sigo focado no processo de transição de governo, montando a nova estrutura. Estou muito feliz com o resultado das eleições e muito animado para dar continuidade a esse projeto iniciado pelo prefeito Rodrigo Neves”, disse Grael, que é servidor público de carreira.

Ao citar a aprovação de 85% da população sobre a atual gestão, o servidor público de carreira listou sua experiência acumulada a partir de uma trajetória de sucesso tanto no governo do estado, quanto municipal. No encerramento, ratificou o apreço por cada cidadão.

“Mais uma vez, agradeço ao povo de Niterói, que me escolheu para conduzir a cidade a mais um ciclo de desenvolvimento”, comentou, ao completar: “E que venha 2021! Quero fazer de Niterói a cidade da sustentabilidade, da justiça social e do bem-viver!”

Confira, abaixo, a mensagem na íntegra:

“A emoção do dia 15 de novembro, ao ter sido eleito prefeito de Niterói, será sempre lembrada por mim como a coroação de uma vida inteira de dedicação à nossa cidade. Quero agradecer os votos à população de Niterói. Gratidão pela confiança! Sigo focado no processo de transição de governo, montando a nova estrutura. Estou muito feliz com o resultado das eleições e muito animado para dar continuidade a esse projeto iniciado pelo prefeito Rodrigo Neves.

Comecei a atuar como ambientalista no final da década de 1970 com uma dedicação permanente ao longo dos anos. Além disso, atuei no movimento social, tendo fundado com os meus irmãos Torben e Lars Grael o Projeto Grael em 1998, organização que oferece a prática de esportes náuticos para estudantes da rede pública, como forma de iniciação esportiva, inclusão social, educação profissionalizante e ambiental.

Sou servidor público de carreira e trago em meu currículo uma série de cargos públicos e privados, fui presidente do Instituto Estadual de Florestas – IEF-RJ (1991-1994), da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – FEEMA (1999-2000 e 2007-2008) e Subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (2008). Como presidente do IEF-RJ tive a oportunidade de criar o Parque Estadual da Serra da Tiririca. Na FEEMA, dentre outras coisas, tive a oportunidade de coordenar os programas ambientais para a despoluição da Baía de Guanabara.

A partir de 2013, comecei a trabalhar na gestão de Niterói como vice-prefeito do Rodrigo e realizamos muito nestes últimos oito anos, que chega ao final com o nível de aprovação de 85% da população e que resultou na minha eleição.

Na verdade, essa campanha eleitoral que vencemos agora começou em 2012 quando elegemos o Rodrigo prefeito e eu vice-prefeito. Ter estado ao lado do prefeito Rodrigo ao longo dos últimos oito anos, trabalhando nos principais projetos de transformação de Niterói, me deixou preparado para ser a pessoa a dar continuidade ao nosso projeto de cidade.

 Agora é a oportunidade de continuar a transformar sonhos em realidade por meio de projetos que envolvem sustentabilidade, esporte social e de qualidade de vida para todos. Algo que eu sempre busquei na vida.

Mais uma vez, agradeço ao povo de Niterói, que me escolheu para conduzir a cidade a mais um ciclo de desenvolvimento. Também quero deixar meu agradecimento à Christa, aos meus familiares, ao prefeito Rodrigo Neves, ao PDT, aos colegas da Prefeitura e todas as demais pessoas que acompanham minha trajetória no movimento ambientalista e social, em particular no Projeto Grael.

E que venha 2021! Quero fazer de Niterói a cidade da sustentabilidade, da justiça social e do bem-viver!”

Axel Grael