Avança PL do deputado Dr. Mário Heringer que amplia prazo para apresentação de certidão negativa

Ascom deputado Dr. Mário Heringer
30/11/2022
Deputado defende a flexibilização temporária de algumas exigências legais por parte do Governo devido ao cenário econômico do País
Com base em dados de uma pesquisa do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG) apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLP)  115/2021, tratando de estender o prazo de validade de certidão negativa de débito para micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais (MEIs). A matéria foi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação, sob forma de substitutivo.
“Enquanto 5% fecharam de vez; 79% das empresas tiveram faturamento reduzido em virtude da epidemia; 34% das empresas possuem dívidas em atraso; e 49% dos empresários buscaram algum tipo de crédito bancário”, ressalta o parlamentar a respeito das informações resultantes da pesquisa.
Diante do cenário econômico negativo, Dr. Mário defende que o Poder Público flexibilize algumas exigências legais a título temporário, para que empreendedores possam se desafogar um pouco de suas despesas correntes, visto que a receita se encontra incerta.
Pesquisa
Os setores investigados pela pesquisa que apresentaram queda mais expressiva no faturamento semanal foram o turismo (- 59%), a economia criativa (- 58%), os serviços de beleza (- 47%), os serviços de alimentação e o artesanato (- 46%).
Relatório
Em seu voto, o relator, deputado Luis Miranda, apresentou substitutivo e ressaltou a necessidade de não haver aumento de receita. A matéria segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Acompanhe a íntegra do projeto e sua tramitação: