Auxílio emergencial: MCDR reforça urgência na aprovação do PL para artistas do Brasil

MCDR
14/05/2020

O Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) está engajado em prol de mais uma luta urgente para a cultura brasileira e seus protagonistas. A aprovação da Lei de Emergência Cultural que está tramitando em regime de urgência no Congresso Nacional, de coautoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), líder da oposição.

A proposta prevê apoio emergencial a espaços artísticos, culturais e organizações culturais comunitárias, além de repasse de recursos aos estados e municípios para ações emergenciais em prol de trabalhadores e trabalhadoras da cultura que tanto estão sofrendo nesse momento de pandemia.

Nesta quinta-feira (14), a partir das 20h, será realizada mais uma webconferência da Lei de Emergência Cultural, pelo youtube, com integrantes de conselhos e fóruns estaduais e municipais de cultura de todo o país. Em breve serão realizadas outras ações envolvendo associações, entidades representativas, redes e movimentos artísticos e culturais.

Com a aprovação do projeto, inúmeros artistas do Brasil que estão sem apresentações de espetáculos, shows, saraus, feiras literárias, rodas de samba, recitais, e nenhum tipo de evento que as pessoas possam se reunir e apreciar sua arte, terão o amparo do governo durante a pandemia.

O presidente e o secretário-geral nacional do MCDR, Roberto Viana e Lauri Bernardes, afirmam que, neste momento, é muito importante garantirmos a representação de conselheiras e conselheiros de cultura de todo o país, para fortalecer e impulsionar a votação e aprovação da Lei de Emergência Cultural no Brasil.