Audiência vai debater irregularidades na aplicação de recursos do FGTS

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira (23) um requerimento do deputado Paulo Pereira da Silva(PDT-SP) para a realização de uma audiência pública que vai debater uma matéria do Jornal Valor Econômico sobre desvios de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.  Para falar sobre a denúncia de irregularidades foram convidados o presidente da Caixa Econômica, Jorge Fortes Hereda e representante da Força Sindical.

Uma Investigação recente da Controladoria Geral da União constatou a existência de um esquema que beneficiava de funcionários do FGTS e da Caixa Econômica Federal, operadora dos recursos do fundo. O relatório da CGU confirma que servidores da Caixa participaram de empresas beneficiadas em operações com recursos do FGTS, o que caracteriza “conflito de interesses” na gestão de recursos públicos. Na terça-feira, 22/05, o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, determinou a abertura de uma sindicância interna na pasta para apurar  o suposto esquema irregular na aplicação dos recursos do FGTS e os responsáveis. O ministro anunciou que servidores envolvidos serão afastados e que também será revista a política de investimento do dinheiro do trabalhador.

Secom Lid/PDT