“Atualidade do pensamento de Celso Furtado”


Wellington Penalva
03/07/2020

Segundo painel do seminário on-line em comemoração ao centenário do economista está disponível

O Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT realizou, ontem (2), a segunda transmissão ao vivo do “Seminário on-line em comemoração ao centenário de nascimento de Celso Furtado”. O evento é transmitido pelo canal do CMT no youtube e pela página da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (FLB-AP), e terá mais dois painéis, nos próximos dias 6 e 7 deste mês, às 19h.

Quem mediou o painel “Atualidade do pensamento de Celso Furtado”, o segundo realizado, foi o presidente do PDT de São Paulo capital, Antônio Neto. A transmissão contou com a participação do deputado federal Mauro Filho (PDT-CE), do doutor em economia e professor da USP, Luiz Gonzaga Belluzo, e do vice-presidente da FLB-AP de São Paulo, Nelson Marconi.

Na próxima segunda-feira, o seminário seguirá com o penúltimo painel. Dessa vez participam: Flavio Ataliba, Ph.D. em Economia pela Universidade de Harvard e professor na Federal do Ceará; Ricardo Bielschowsky, Doutor em Economia pela Universidade de Leicester e Professor na UFRJ; e José Augusto Ribeiro, jornalista, escritor e autor da trilogia “A Era Vargas”. O mediador será o deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE), líder da bancada na Câmara.

Celso Furtado nasceu no dia 26 de julho de 1920 e foi um economista, político e intelectual muito influente no Brasil, no século XX. Suas ideias sobre o desenvolvimento econômico e o subdesenvolvimento enfatizavam o papel intervencionista do Estado na economia.

Assista abaixo o painel “Atualidade do pensamento de Celso Furtado”.