Atuação parlamentar em defesa da democracia e da gestão responsável

24/07/2021

No Café com Lupi, os deputados Afonso Motta e Reginaldo Veras falaram sobre os seus mandatos

Neste sábado (24), o Café com Lupi se voltou para a atuação parlamentar, tanto em âmbito nacional quanto no do Distrito Federal. Para conversar com Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, foram convidados o deputado federal Afonso Motta e o deputado distrital Reginaldo Veras. O programa girou em torno da atividade nos diferentes parlamentos em um período tão delicado quanto o que vive o país.

Logo de início, Afonso Motta falou sobre o agravamento da tensão política no país, gerada pelo governo “autoritário e genocida” – como definiu – de Jair Bolsonaro e impulsionada pelo retorno de Lula à cena eleitoral, o que tem limitado o debate político. “Vivemos um momento de grande tensionamento no país, que vem se agravando e leva a uma radicalização que afeta a todos”, afirmou o deputado federal.

Devido ao cenário nacional, sua atuação na Câmara dos Deputados acaba tendo como prioridade questões que já deveriam estar consolidadas no país. “Nossa bandeira maior é a Educação? É, mas antes vem a vida institucional do país e disso eu não me afasto um milímetro. Nós somos defensores intransigentes da Democracia, da Constituição e do Estado Democrático de Direito. Esse é o conteúdo principal e essencial do exercício do nosso mandato”, explicou Afonso.

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o também professor Reginaldo Veras atua como oposição ao governo local chefiado por Ibaneis Rocha. De sua posição, o distrital denuncia a terceirização e a corrupção no sistema de Saúde do DF. Ele não poupa críticas ao governador o qual classificou como omisso e não confiável.

“Parte da Saúde do DF foi terceirizada, num processo de terceirização disfarçado. Criou-se um instituto, este não se submete a Lei 8666 e pode contratar tanto pessoa quanto empresa sem passar pelo crivo da lei de contratos e licitações. Era algo criado no governo anterior que ele [Ibaneis], na campanha, disse que ia extinguir”, começou a contar o deputado.

“Para a surpresa de todos, ele convocou a Câmara Legislativa durante o recesso para votar a ampliação do monstro que ele prometera extinguir. Uma pessoa dessa não merece confiança. Hoje, esse tal Instituto de Gestão Estratégica de Saúde é um antro de corrupção. É denuncia atrás de denúncia e o primeiro secretário de Saúde saiu preso”, concluiu Veras.

O Café com Lupi também abordou outros assuntos como a recriação do Ministério do Trabalho. Lupi ainda falou sobre a ação enviada ao STF pedindo o fim da votação remota de PECs na Câmara, onde o PDT defendeu voto presencial devido à importância dos temas e tendo em vista que 90% dos parlamentares já estão imunizados.

Confira o Café com Lupi na íntegra logo abaixo.