Assis Gurgacz é homenageado no Senado, amanhã

O Senado entregará amanhã em Plenário, às 11h, o Diploma José Ermírio de Moraes aos empresários Assis Gurgacz, João Carlos da Silva Júnior e Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. Também será homenageado (in memoriam) o empresário Said Samou Salomão.

Os quatro empresários foram escolhidos entre 24 candidatos pelos senadores integrantes do Conselho do Diploma, que tem como presidente o senador Armando Monteiro (PTB-PE).

De acordo com a resolução que instituiu o diploma, os agraciados devem ser personalidades de destaque do setor industrial, que tenham oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do país.

Assis Gurgacz  é fundador da empresa União Cascavel de Turismo, a Eucatur, empresa que está presente em praticamente todo o Brasil. Na década de 70, Assis migrou do Paraná para Rondônia numa ação de fundamental importância para a formação do Estado de Rondônia e para a colonização do Norte do país. A Eucatur completa, em 2012, 48 anos de Brasil e 40 anos de Rondônia.

Já foram agraciados com a distinção o então vice-presidente da República, José Alencar; Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau; João Claudino Fernandes, do Grupo Claudino; José Mindlin (numa homenagem póstuma); José Dias de Macedo, do Moinho J. Macedo; Eugênio e Euflávio Ribeiro, do Grupo Cairu; e Walterci de Melo, do Laboratório Teuto.

A premiação é anual. A entrega acontece sempre em sessão realizada na semana do Dia Nacional da Indústria, comemorado em 25 de maio. A indicação pode ser feita por qualquer senador. O conselho que escolhe os agraciados é composto por 13 senadores.

Falecido em 1973, o empresário José Ermírio de Moraes, que dá o nome ao diploma, é o fundador do Grupo ­Votorantim.

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO EMPRESÁRIO ASSIS GURGACZ

 

1941

Natural do município gaúcho de Cruz Machado, Assis Gurgacz nasceu em 31 de maio de 1941. Antes de morar em Cascavel, no Paraná, a família Gurgacz residiu na colônia. O pai, Pedro, era um pequeno comerciante e a mãe, Helena, a única costureira do lugar.

 

1953

Com 12 anos, Assis já trabalhava como engraxate.  Em seguida foi trabalhar na roça e no açougue da família, a “bodega”.

 

1957

Com 16 anos, preocupado com o futuro de seus nove irmãos, viajou para Cascavel. Foi e quis ficar. Resolveu fixar residência, convencendo os pais a se mudarem para a próspera cidade do oeste paranaense.  A família dedicou-se inicialmente ao comércio, um pequeno atacado e açougue.

 

1959

Antes de completar 18 anos,  Assis compra um caminhão e passa a trabalhar como motorista. Outros caminhões foram sendo comprados e adiado o sonho, sempre acalentado, de possuir um ônibus.

“Desde pequeno meu sonho era possuir um ônibus. Pensava que, se não pudesse ter um ônibus, pelo menos eu iria trabalhar numa empresa de ônibus.”

 

1961

Em maio de 1961, Assis Gurgacz casou-se com Nair Ventorin.  Nessa época, dedicava-se ao transporte de feijão e milho do Paraná para São Paulo. Mas o transporte de mercadorias era cada vez mais difícil. O casal retorna, então, a Cascavel e Gurgacz decide revender rádios e máquinas de costura. Do contato com agricultores, começou a alimentar a ideia de realizar o transporte de passageiros das vilas e distritos ao redor de Cascavel.

 

1964

O ano de 1964 mudou radicalmente a história da família e, em alguma medida, os rumos do país. No dia 31 de março o casal Gurgacz iniciava as atividades da União Cascavel, com a aquisição de um ônibus para o transporte de passageiros, juntamente com a linha Cascavel x Santa Teresa.

 

1966

Em 1966, o aumento do transporte de passageiros e o início das viagens especiais, fizeram com que a empresa pudesse dar seus primeiros passos com firmeza e ir solidificando suas estruturas de modo a marcar presença em quase todos os cantos do Oeste do Paraná e já começando a sair pelo Brasil afora com viagens especiais e turismo.

 

1967

Novas estradas foram abertas em 1967, na região Oeste Paranaense, Esta época foi de grande crescimento e progresso na região. O turismo começa se fortalecer e a empresa começa a abrir fronteiras e percorrer o Brasil.

1972

O ano de 1972 é, sem dúvida, um marco para o empresário. Acreditando no progresso de uma região brasileira pouco explorada, no dia 21 de agosto iniciou-se a primeira viagem para o então Território Federal de Rondônia, sendo a Empresa União Cascavel a única empresa a fazer uma linha regular de transporte rodoviário de passageiros, ligando o Sul ao Norte do país.

1977

Em março de 1977, Assis Gurgacz instalou sua filial de transportes e turismo na então Vila de Rondônia, hoje Ji-Paraná, com início das viagens dentro do estado de Rondônia na BR 364 entre Vilhena a Porto Velho.

 

1982

Em 1982, já com uma frota de mais de 230 ônibus, a Eucatur atingia por linhas regulares e turismo quase todo o território brasileiro.

 

1993

Outras empresas, de outros ramos de trabalhos são adquiridos pelo Sr. Assis Gurgacz no decorrer de sua trajetória e, em 1993, entra no ramo das comunicações através do Jornal Diário da Amazônia, com matriz situada na capital do Estado de Rondônia, Porto Velho.

 

1995

Em 1995 é constituída a empresa Eucatur Recapadora de Pneus, em Manaus.

 

1999

Em 1999 foi criada a Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel, no Paraná, com a implantação dos cursos de Pedagogia e Educação Física, laboratórios de última geração e biblioteca com um vasto material de pesquisa e estudo.
 

Nesses 48 anos, a Eucatur passou a atender inúmeras outras linhas rodoviárias e urbanas. Atualmente, a Eucatur possui uma estrutura operacional, com garagens, agências, pontos de apoio e de paradas, distribuídos por todo o Brasil. Já a Faculdade Assis Gurgacz atende a 7 mil acadêmicos, distribuídos em mais de 50 cursos de graduação e de pós-graduação.

 
*Durante alguns anos, Assis Gurgacz também dedicou-se à política, sendo eleito vereador em 1968, e vice-prefeito da cidade de Cascavel em 1976. A política está no sangue da família Gurgacz: Acir Marcos Gurgacz, filho de Assis Gurgacz, se elege prefeito de Ji-Paraná/RO em 2000. Em 2009, assumiu o mandato de Senador da República.