​​​​​​​​​​​​​​​​​​Assis do Couto destina recursos para a Apae e para a agricultura familiar de Pinhão (PR)


Ascom deputado Assis do Couto
05/03/2018

O deputado federal Assis do Couto (PDT-PR) destinou uma emenda, no valor de R$ 50 mil, para ser utilizada no custeio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do município de Pinhão, no Paraná. A ação tem como objetivo amenizar o período crítico em que a instituição enfrenta contribuindo para o seu mantimento e crescimento.

Com 80 alunos, entre zero e 42 anos, a APAE oferece Educação Infantil e Fundamental, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atendimento para pessoas com deficiência física. De acordo com a diretora da instituição, Vera Lúcia Mietz, a escola está vivendo um período crítico, onde falta desde cadeiras de rodas até materiais de higiene.

Vera explica que em termos estruturais, a Apae também enfrenta dificuldades. ” Precisamos de quadra de esportes, piscina de hidroginástica, que é um dos principais instrumentos para fisioterapia dos alunos, além de toldos, reforma e compra de cadeira de rodas, específica para cada aluno que tem necessidades diferentes uma das outras”, explicou.

Além de recursos para a Apae, recentemente o deputado Assis destinou uma emenda de aproximadamente R$ 250 mil para atender a Agricultura Familiar no município, que de acordo com o secretário municipal de agricultura e pecuária, Darci Jocoski, os recursos vão beneficiar 150 famílias com desenvolvimento de produção de alimentos orgânicos. ” Esses recursos serão utilizados para a construção de estufas para a produção de alimentos orgânicos visando fomentar a merenda escolar, a feira do agricultor e o mercado local”, afirmou o secretário.

Para o deputado Assis, o investimento na agricultura familiar contribui para grandes oportunidades, tanto para jovens, quanto para os mais velhos.

“Investindo na Agricultura Familiar, nós poderíamos dar oportunidade para muitos jovens, que não precisariam sair daqui para buscar emprego em Guarapuava, em Curitiba, no Rio de Janeiro. Isso é uma forma de combater a violência também. Porque se esse jovem sai daqui com pouca formação escolar e nenhuma formação profissional, ele vira presa fácil do crime. Então, investir na agricultura familiar é também combater a violência e garantir mais segurança, até porque problema de violência você tem que cortar na raiz e não na consequência”, afirma o deputado que aproveitou a visita ao município para conhecer a Feira do Agricultor.