Por Rodrigo Cabral, Lucas Santos e Lucas Câmara
A história dos povos indígenas não começa em 1988
Em 2013, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) acolheu a tese absurda do marco temporal, que basicamente estabelece que os povos indígenas só possuem direito às terras em que vivem se já de posse delas na data da promulgação da Constituição Federal de 1988. A tese é uma
Por Axel Grael
Axel Grael: “Nenhuma cidade brasileira fez o que Niterói está fazendo”
E não vamos parar. Nos próximos dias, vamos anunciar o programa de retomada da economia Esta semana, enviei para a Câmara de Vereadores de Niterói (RJ) mensagem para que o Renda Básica Temporária seja prorrogado até dezembro deste ano para aqueles que estiverem vacinados (pelo menos com a primeira dose,
Por Everton Gomes
A Era Vargas e o Desenvolvimento
Outrora próspera com Getúlio, a situação na região Amazônica, onde estão quase todas as nossas reservas naturais, é hoje lamentável Até a Revolução de 30, no Brasil não havia projetos de Desenvolvimento, Educação, Saúde, Meio-Ambiente, entre outros, tão necessários para que o povo tivesse a consciência de Cidadania. Vargas trouxe
Por Joao Pedro Boechat, Pamela Cristina e Álvaro Camões
As atléticas e a UNE
À entidade estudantil urge a tarefa de dialogar com as atléticas e defendê-las, para impulsionar o seu desenvolvimento Formalmente chamadas de Associações Atléticas Acadêmicas (AAAs), as atléticas são entidades administradas exclusivamente pelos estudantes para gerir os times esportivos em seus respectivos cursos e são o motor do desenvolvimento do esporte
Por André Figueiredo
Bolsonaro e a banalização do absurdo
Uma das obras primas da escritora Hannah Arendt analisa o julgamento de um burocrata nazista, cuja linha de defesa se fundamentava em alegar que apenas “cumpria ordens”. A partir daí, Arendt desenvolverá sua tese sobre a “banalização do mal”. O 7 de setembro de Bolsonaro nos impõe a obrigação de
Por Martha Rocha
A paz por um fio
Sem um trabalho de investigação a fundo, que mapeie os pontos de compra do material, receptadores, ferros-velhos e empresários, a Polícia Civil vai continuar fazendo apreensões limitadas a pequenas quantidades de fios. Responsabilizar quem compra é uma forma certeira de frear os criminosos O Rio de Janeiro enfrenta uma onda
Por Gilberto Bercovici
A Petrobrás precisa ser 100% estatal
A saída democrática para o impasse do desmonte da Petrobrás é uma só: quanto privatizarem, tanto reestatizaremos Se o governo, em qualquer dos seus níveis, resolver desapropriar uma propriedade particular para realizar um empreendimento público qualquer, como uma estrada ou uma obra viária, o cidadão que sofre a desapropriação tem
Por Ester Marques
Mário Juruna: um autêntico líder para a comunidade indígena no Brasil
O pedetista deixou um exemplo de garra e luta por melhorias na qualidade de vida da população indígena Com tantas pautas em vigência e de grande importância para a comunidade indígena, o momento não poderia ser mais propício para relembrar o nascimento de Mário Juruna (PDT), o primeiro índio a
Veja a Íntegra
Adail de Lemos mostra a simbologia do Hino da Legalidade: “Protesta contra a tirania”
Filho da compositora Lara de Lemos, o médico gaúcho relembra a contribuição democrática de Brizola “Avante brasileiros de pé, unidos pela liberdade”. Marcante, o trecho integra o Hino da Legalidade, que simbolizou, há 60 anos, o movimento civil-militar em prol da posse de João Goulart (Jango) como presidente da República
“Passagem épica”, define Lupi sobre a Legalidade, que completa 60 anos
Mobilização liderada por Leonel Brizola garantiu a posse do vice-presidente da República, João Goulart “Em 1961, uma passagem épica, histórica, da sociedade brasileira”, classificou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao relembrar nesta quarta-feira (25), em vídeo nas redes sociais, a campanha liderada pelo então governador do Rio Grande do Sul,