Por Christopher Goulart
O Brasil que perdemos - Por Christopher Goulart
“Brasileiros, a hora é das reformas de estrutura, de métodos, de estilo de trabalho e de objetivo. Já sabemos que não é mais possível progredir sem reformar...” Tal convicção, pronunciada pelo presidente da República diante de 200 mil pessoas em praça pública, na data de 13 de março de 1964,
Por Max Monjardim
O retrato do horror
“Agonizou no meio do passeio público. Morreu na contramão atrapalhando o tráfego”. Há 51 anos, Chico Buarque previa o Brasil de 2022. Naquele ano vivíamos – até então – o momento mais macabro da nossa história recente – a Ditadura Militar. Cinco décadas depois, um imigrante africano morreu na contramão
Por Vânia Aieta
“Nunca nos renderemos”: a declaração do podcaster Monark
O Brasil acordou “assombrado” com a lamentável declaração do podcaster Bruno Aiub, conhecido como Monark, apresentador do “Flow Podcast” de que a criação de um partido nazista em nosso país era uma questão de “liberdade de expressão”. Mas é importante lembrar que tal incidente não é um fato isolado. As
Por Pedro Josephi
O Centenário de Brizola
Neste sábado (22/02/22), Leonel de Moura Brizola completaria 100 anos. Uma das lideranças produzidas e formadas pela política brasileira mais conectadas com as entranhas do seu povo. Foi o único a ser eleito governador em dois estados brasileiros, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, além de
Por Carlos Alberto Kolecza
Um certo Leonel
O tempo profundo se alimenta de injustiça e violência no Rio Grande do Sul remoto, no início do século 20. Não havia nesga de solo livre de turbulência. Não fazia muito um colar macabro regulava a paga dos degoladores e pistoleiros de aluguel em ação nas cobiçadas terras vazias do
Por Delegada Martha Rocha
Saúde dos profissionais da Segurança Pública em risco
A ausência de um banco de dados legítimo produzido pelas corporações demonstra um cenário alarmante, tendo em vista ser essencial o registro e monitoramento de casos – pelo menos os graves – envolvendo a saúde dos agentes O adoecimento físico e mental dos agentes de Segurança Pública é uma realidade
Por Osvaldo Maneschy e Apio Gomes e Bruno Ribeiro
Leonel de Moura Brizola ano 100
Nesta virada de 2021 para 2022, ano em que será celebrado o centenário de nascimento de Leonel Brizola, de Darcy Ribeiro e o bicentenário da independência – ano de eleição presidencial em que o pré-candidato do PDT é o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes –, consideramos importante fazer o resgate
Por Axel Grael
Com apoio de Rodrigo Neves, programa de gestão modernizou a Prefeitura de Niterói (RJ)
Em 2013, eu começava a minha trajetória como vice-prefeito de Niterói (RJ), ao lado do prefeito Rodrigo Neves [atual pré-candidato do PDT ao governo do estado do Rio de Janeiro]. Numa das minhas primeiras iniciativas, sugeri ao prefeito a criação de um Escritório de Gestão de Projetos (EGP), com a
Por Marlon Zambrano
Teto dos gastos públicos no Rio Grande do Sul: Leite e a façanha de se inspirar em Temer
Foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) 378/2021 que estabelece o teto dos gastos públicos das despesas primárias do governo gaúcho, proposta do governo Eduardo Leite (PSDB), com vigência de 10 anos. A proposta tem como teto as despesas empenhadas do ano anterior limitadas ao índice da inflação do
Por Marcelo Barros
João Goulart: 45 anos de um crime contra o Brasil
O dia 06 de dezembro, para nós trabalhistas, é de muita comoção e lembrança. Há exatos 45 anos, João Belchior Marques Goulart, presidente deposto em um golpe civil-militar em 31 de março de 1964, era envenenado em território argentino. Crime covarde, “terrorismo de Estado”. Agressão não só contra um homem