Aprovado no Senado projeto que confere ao município de Sobral título de Capital Nacional da Educação

Foto: Pedro França/Agência Senado

Ascom Cid Gomes
06/11/2019

Foi aprovado nesta terça-feira (05), pela Comissão de Educação do Senado Federal, projeto de lei de autoria do senador Cid Gomes (PDT-CE) que confere ao município de Sobral o título de Capital Nacional da Educação. O projeto segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

Cid Gomes lembrou que Sobral está em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre todos os municípios do País. Nos anos iniciais, a média de Sobral alcançou o índice de 9,1 ao passo que a média nacional era 5,8. Já nos anos finais, 5º ao 9º ano, Sobral alcançou o índice 7,2, enquanto a média nacional era de 4,9.

Na justificativa do projeto, o Senador explicou ainda que o ensino fundamental da região, desde 2001, teve a duração ampliada para nove anos, com atendimento a crianças a partir dos seis anos de idade, “o que contribuiu para que Sobral alcançasse a taxa de alfabetização de 94,9%, uma das mais altas entre todos os municípios brasileiros, e zerasse o abandono escolar de crianças do 1º ao 5º ano”.

Segundo Cid, os resultados são reflexos de investimentos permanentes e da implantação de políticas públicas em níveis municipal, estadual e federal. “Sobral tornou-se um exemplo para o Brasil ao disponibilizar educação de qualidade de forma democrática, formar cidadãos e exportar talentos para o mercado de trabalho brasileiro e para o exterior”.

O relator da proposta, senador Confúcio Moura, também destacou os investimentos feitos ao longo dos últimos 20 anos na educação de Sobral. “Nenhum prefeito arredou o pé da busca pela excelência na educação pública. Isso iniciou com o hoje senador Cid Gomes e hoje Sobral é referência nacional, demonstrando claramente que a educação é uma vontade política”, argumentou.

Foto: Pedro França/Agência Senado