Aprovada a realização do 12º Fórum de Atenção Integral à Saúde do Homem


Ascom deputado Sérgio Vidigal
19/09/2019

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou, nesta quarta-feira (18), requerimento do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) que tem por objetivo realizar o 12º Fórum de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Neste ano, o fórum terá como tema “A Saúde do Homem Trabalhador do Setor de Transportes” e está marcado para ser realizado em 26 de novembro, às 14h, na Câmara dos Deputados.

Sérgio Vidigal, que é médico, comenta que, comumente, os homens não mantêm contatos regulares com as unidades básicas de saúde de forma preventiva, ao contrário do que ocorre com as mulheres.

“Em geral, os homens não priorizam suficientemente o autocuidado e chegam aos serviços em situações de urgência. Mudar esse padrão de comportamento e colaborar para difusão de conhecimento e avaliação de práticas sobre a saúde masculina é um dos objetivos do encontro proposto”, comentou Vidigal.

Estão convidados representantes do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), instituições voltadas para a valorização dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor de transporte.

Também participarão representantes da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), que congrega os especialistas em medicina de tráfego e trabalha em busca de melhorias para a atuação dos médicos e consequente preservação da vida.

Participarão ainda a Coordenação de Saúde do Homem, Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, representante dos caminhoneiros e do tráfego.

Saúde do Homem

O deputado é presidente da Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem.

No ano passado, coordenou o “11º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem”. Naquela oportunidade, Sérgio Vidigal defendeu a necessidade de se propor políticas públicas para reduzir a vulnerabilidade dessas populações. Além disso, é preciso agir, preventivamente, de forma a garantir mais saúde (do homem e de toda a família) e os cuidados durante o trabalho.

A experiência dos anos anteriores demonstrou sua importância para reforçar as políticas em andamento no País.