André Figueiredo vai tornar Lewis Hamilton cidadão brasileiro

04/11/2022

Honraria é concedida na próxima segunda-feira, na Câmara dos Deputados

O deputado federal André Figueiredo (CE) vai conceder o título de cidadão honorário do Brasil ao inglês hepta campeão de Formula 1, Lewis Hamilton. O parlamentar pedetista apresentou a proposta em novembro do ano passado, sendo aprovada pela Câmara no mesmo mês. A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira (7), às 14h, na Câmara dos Deputados.

Figueiredo foi motivado tanto pela apresentação de Hamilton no GP do Brasil de 2021, em que o piloto repetiu o gesto de Ayrton Senna dando a volta da vitória com a bandeira brasileira em punho, quanto pela militância do inglês em pautas como igualdade racial e preservação do meio ambiente.

“Infelizmente, o Brasil dos últimos anos, assolado por uma crise prolongada, em luto pela perda de centenas de milhares de vidas em virtude do surto de covid-19, tem poucos motivos para celebrar o orgulho nacional. Por isso o gesto de Hamilton foi importante. Ele nos ajuda a lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono. Essas cores representam a totalidade do povo brasileiro. Nossas cores e nossa bandeira nos unem e nos representam para o mundo. Somos a nação do verde e amarelo, independentemente de nossas divergências e de nossa diversidade”, escreveu Figueiredo na justificativa para a homenagem.

Hamilton é um grande admirador do Brasil e fã de Ayrton Senna. O inglês se ligou ao país tropical sobretudo pelo esporte, mas já esteve por aqui em outras ocasiões apenas para desfrutar do país. Assim que soube da aprovação da honraria, o piloto publicou uma foto em que aparece enrolado na bandeira verde e amarela em suas redes sociais.

Na legenda, Lewis Hamilton disse: “Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo”.