André Figueiredo assume a liderança do PDT na Câmara em 2022


Ascom Lid/PDT
09/02/2022

André Figueiredo (CE) foi eleito nesta quarta-feira (9), por aclamação, líder do PDT na Câmara dos Deputados. O parlamentar já comandou a bancada do partido outras cinco vezes, entre os anos de 2012 e 2019.

Nascido em Fortaleza, André Peixoto Figueiredo Lima é formado em Economia (1987) e em Direito (1995). Em 1984, filiou-se ao PDT e fundou a Juventude Socialista do Ceará, da qual foi o primeiro presidente. Logo se tornou membro do Diretório Nacional do partido e da Executiva Regional, foi presidente do Instituto Alberto Pasqualini Ceará e vice-presidente nacional da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini. Atualmente, preside o PDT no Ceará e exerce a 1ª vice-presidência nacional do partido.

O parlamentar foi ministro das Comunicações no governo Dilma Rousseff, em 2015. No Congresso Nacional se destaca pela defesa das pautas trabalhista e educacional – bandeiras defendidas pelo partido –, com propostas que colaboram para a melhoria da vida do povo cearense e brasileiro. Votou contra pautas que prejudicaram a população, como a PEC do Teto dos Gastos Públicos, das reformas Trabalhista e Previdenciária.

André Figueiredo é o relator na Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 383/17, que garante recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A proposta está pronta para ser apreciada no Plenário da Câmara.