AMT de Minas Gerais soma forças em ato contra o machismo institucional


AMT-MG
19/12/2019

A Ação da Mulher Trabalhista de Minas Gerais (AMT-MG) participou, no último domingo (15), na Praça Sete – região central de Belo Horizonte, de um ato feminista que reproduziu a coreografia chilena “Um Violador Em Tu Camino”, que ganhou adesão de mulheres em todo mundo. Segundo estimativa dos organizadores, aproximadamente 500 (quinhentas) pessoas participaram da manifestação.

Com cartazes, camisetas e lenços verdes e roxos, as militantes da AMT-MG somaram forças nesta importante luta contra o machismo institucional, além de entoarem palavras de ordem para o fim do feminicídio no país.

Para conscientizar as pessoas que transitavam pelo local, além de recriarem a coreografia no famoso pirulito da Praça Sete, ponto de encontro de atos manifestos na capital mineira, as militantes distribuíram um panfleto para as pessoas que transitavam pelo local com uma mensagem que aponta “estupradores que também são representados pelo próprio Estado e seus correlatos nas diversas instituições que apoiam a cultura do estupro”.

O protesto também lembrou a vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro, em março de 2018.

A presidente da Ação da Mulher Trabalhista de Minas Gerais, Sírley Soalheiro, afirma que é necessário estabelecer vários mecanismos de enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil.

“Estamos engajadas nesta luta contra o preconceito e violência à mulher. Precisamos conscientizar o Estado da necessidade urgente de criar novas políticas públicas e outras ferramentas que venham reduzir os números alarmantes de feminicídio. Esta sensibilização tem que ocorrer, principalmente, de dentro pra fora, desconstruindo esta cultura do machismo entranhado nas instituições públicas”, ressaltou.