Amazônia está ameaçada pelo Governo Federal

04/09/2021

Hissa Abrahão explica como se formam as áreas de desmatamento na floresta, no Café com Lupi

Neste sábado (4), o Café com Lupi se voltou para o urgente assunto do meio ambiente. Carlos Lupi, presidente nacional do PDT e líder do programa, conversou com Hissa Abrahão, presidente do PDT do Amazonas, sobre o desmatamento crescente na atual gestão do Governo Federal. A dupla também tratou do cenário político do país às vésperas das manifestações da próxima terça-feira, 7 de setembro.

O Brasil tem batido recordes no desmatamento ao passo que enfraquece sua política de proteção ambiental, minando órgãos como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), entre agosto de 2020 e julho de 2021, a floresta perdeu uma área de 10476 km², equivalente a nove vezes a cidade do Rio de Janeiro.

Hissa Abrahão afirma que a atuação do Governo incentiva a ação dos exploradores. “Quando madeireiros, empresários que usurpam a floresta veem na figura maior do Brasil [o chefe do Executivo Federal] alguém que demonstra descaso com o meio ambiente, há um aproveitamento por parte deles em se apropriar ainda mais dos recursos naturais”, afirmou.

Segundo o presidente do PDT do Amazonas, existe uma sequência de acontecimentos que resultam no desmatamento. “Em uma floresta densa, entra um trator e começa uma estrada. Depois dessa estrada feita, as principais árvores – grossas e que vão gerar muitos dividendos – são derrubadas. Depois vão embora deixando a área devastada. Logo em seguida, vem a turma da pecuária que limpa o terreno e transforma em área de criação de gado”, explicou.

Fato curioso é que boa parte da população de Manaus avaliza a gestão do atual presidente ou, ao menos, a considera melhor do que a do PT. Segundo Hissa, esse apoio que o governo tem por lá ainda é reflexo do antipetismo que vigora entre a população. De acordo com o pedetista, é comum ouvir a seguinte afirmação entre os manauaras: “Bolsonaro faz tudo isso, mas o PT fez pior”.

Para o presidente Lupi, essa dicotomia é influenciada pela mídia que aponta geralmente duas possibilidades para o país, Lula ou Bolsonaro. “A ignorância é um muro e temos que ajudar as pessoas a saltarem esse muro, enxergar que há uma saída para esse dualismo improdutivo ao país. E a saída é Ciro Gomes, único que tem pronto um projeto de nação, de desenvolvimento, bem estruturado para ser aplicado”, garantiu.

Lupi falou ainda das manifestações pró-governo, marcadas para o próximo dia 7 de setembro, e fez um apelo para que a militância pedetista não vá às ruas nesta data. “Eles querem provocar e nós não podemos aceitar provocação”, afirmou. O líder pedetista também garantiu que não há absolutamente nenhuma possibilidade de golpe militar, ou seja, essa é mais uma bravata do bolsonarismo.

Assista ao vídeo abaixo e saiba tudo o que rolou no Café com Lupi.