Állan Pombo é escolhido líder do Governo Edmilson Rodrigues na Câmara Municipal de Belém

Foto: Igor Negrão

Ascom Allan Pombo
25/02/2021

O vereador Állan Pombo (PDT) foi escolhido o líder do Governo Edmilson Rodrigues (PSOL) na Câmara Municipal de Belém (CMB). O anúncio foi feito no início de fevereiro, no plenário da Casa Legislativa. Eleito pelo PDT, aos 32 anos idade, o parlamentar já foi candidato a vice-prefeito do atual governador em 2016, de com quem tem uma relação de confiança.

“O maior desafio dessa liderança é a gente poder, através da Câmara, concretizar as mudanças que Belém precisa. Que a gente possa ter uma boa governabilidade com um compromisso popular. Espero poder contribuir no bom andamento da casa no sentido de garantir agilidade e construção coletiva na Câmara para dar prosseguimentos aos projetos divulgados na campanha. Meus companheiros e companheiras vereadores tem muita atuação popular e na comunidade. Temos tudo para fazer a melhor gestão nos últimos tempos na cidade”, espera o novo líder do governo.

O parlamentar pretende ajudar no diálogo e no desenvolvimento de uma relação independente, participativa e respeitosa entre o poder executivo e o legislativo de Belém. O líder pretende priorizar as pautas do governo e os três programas principais do executivo neste início de mandato: o Bora Belém, Belém Bem Cuidada e Terra da Gente, para colocar em prática a Belém das Novas Ideias.

“Quero ajudar para que se consolide essa relação com a Câmara que já está boa, tanto que o Bora Belém foi aprovado por unanimidade. Esperamos que o executivo e a Câmara, com grande referência do presidente Zeca Pirão que tem conduzido bem a casa, possa estar pensando em prol de Belém”, declarou.  Pombo ainda pretende colaborar com pautas nas temáticas de emprego e renda, juventude, cultura, esporte e lazer para as periferias da capital.

História

Nascido no bairro do Guamá, periferia de Belém, Állan Pombo é o atual Secretário Geral do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Pará e vereador em primeiro mandato. Começou no movimento estudantil secundarista, passou pelo movimento universitário e cultural.

O parlamentar tem ampla experiência nos temas juventude, emprego e renda por ter sido coordenador do programa nacional Jovem Aprendiz, em 2013, quando foi Diretor do Ministério do Trabalho. O sucesso do projeto levou Állan Pombo à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para expor a atuação do Brasil na Geração de Emprego e Renda para a Juventude.

A geração de emprego e renda são questões fundamentais do mandato parlamentar. Um dos objetivos é articular um Fórum Municipal de Aprendizagem, a fim de ampliar as vagas de jovens aprendizes contratados em Belém, juntamente com a mudança da lei municipal que atualmente tem o potencial de crescimento direto de 5 mil novos jovens aprendizes na cidade.

Tendo entre as temáticas fundamentais de mandato a Educação e Cultura, Állan Pombo pretende dar atenção especial ao investimento na educação infantil de qualidade e em tempo integral, para que as crianças possam estar em creches e escolas enquanto pais e mães trabalham sem preocupações. Um dos projetos referências para Belém serão Escolas de Tempo Integral aos moldes dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), de Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, implementadas no Rio de Janeiro.