Allan Kardec apresenta Programa de Desenvolvimento do Futebol Profissional


Ascom deputado Allan Kardec
10/02/2021

O projeto do deputado estadual  prevê investimentos nos clubes mato-grossenses da 1ª divisão do Estadual

O deputado estadual Allan Kardec (PDT) apresentou em sessão ordinária desta terça-feira (10) um projeto de lei que institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Futebol Profissional Mato-grossense “Ranulpho Paes de Barros”. O programa autoriza o Poder Executivo a destinar R$ 1.000.000,00 de reais em investimentos nos clubes profissionais da primeira divisão do Campeonato Estadual, e prevê uma contrapartida de mesmo valor por parte da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) por meio de patrocínios.

Para ter direito aos repasses do programa, os clubes de futebol profissional de Mato Grosso deverão comprovar a efetiva existência de categorias de base e de futebol feminino, com seus devidos investimentos nestas categorias.

Para viabilizar o investimento, o Poder Executivo disporá do valor anual de um milhão de reais, a ser retirado do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (Funded), previsto no artigo 49, da Lei Nº 11.105, de 07 de abril de 2020.

Além dos recursos do Funded, é permitido o apoio financeiro de entidades públicas e privadas para ampliar os valores destinados aos clubes de futebol profissional, habilitados a participarem do campeonato estadual da 1ª divisão.

Para o deputado Allan Kardec, “o fomento ao lazer e ao turismo regional será fortalecido com a melhoria do Campeonato Estadual de Futebol Profissional em nosso Estado, com o reconhecimento da qualidade do mesmo que irá gerar empregos, investimentos diversos e lazer à nossa população”.

Em 2021, um time de futebol profissional do Estado galgou o direito de participar do campeonato nacional de futebol em sua primeira divisão. Para esse feito, o Cuiabá Esporte Clube contou com o apoio financeiro de empresas e torcedores que lhe permitiram a melhoria de sua capacidade técnica e profissional.

“O esporte profissional, futebol, em nosso Estado possui ampla possibilidade de atingir o mesmo feito e, com isso, desenvolver o esporte e o turismo para todos”, afirmou Kardec. Com isso, a expectativa do projeto é o desenvolvimento do futebol estadual profissional gerar desenvolvimento regional nas cidades polos que atuam, com a ampliação do número de torcedores e empresas dispostas a investir nas suas agremiações.

Ranulpho Paes de Barros

Homenageado pelo Programa, Ranulpho Paes de Barros foi um grande líder político e dirigente esportivo que marcou época no Mato Grosso, onde desenvolveu uma liderança no estado, especialmente na baixada cuiabana, e dedicou-se ao ensino de História na rede pública da Capital. Ranulpho Paes De Barros foi um dos maiores nomes da história do Mixto Esporte Clube. Foi ele que fundou a divisão de futebol do Alvinegro, em 1937 e presidiu o clube por 18 anos.

Ranulpho é natural de Campo Grande, nascido em 13 de março de 1913. Filho de Antônio Paes de Barros e Estefânia Teixeira Paes de Barros. Como figura política foi vereador por Cuiabá na legislatura de 1962 a 1966, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Cuiabá. Foi fundador do Diretório do Partido Social Democrático (PSD), além de secretário e presidente do Diretório Regional da Arena e presidente da Federação Mato-grossense de Desportos, no período de 1961 a 1963. Ranulpho Paes de Barros foi casado com Almira Malhado Paes de Barros. É pai de José Luis, Helena Maria, Antero, Luis Rodolfo e Luís Carlos. Tem 12 netos e 11 bisnetos. Ele faleceu em Cuiabá, em 02 de fevereiro de 1975.