Afonso Motta pede celeridade na aprovação da PEC das eleições diretas


Liderança do PDT na Câmara
24/05/2017

O deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) afirmou  no Plenário da Câmara, nesta quarta-feira (24), que o atual momento do País é dramático. O deputado reafirmou a posição do PDT em favor da renúncia do Presidente Michel Temer e a realização de eleições diretas.

De acordo com Afonso Motta, a vacância deve ocorrer pela renúncia do presidente Temer ou por “improvável” ato sumário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Supremo Tribunal Federal (STF). Por outro lado, o deputado defendeu a aprovação de uma proposta que tramita na Comissão de Constituição e Justiça que altera a Constituição Federal para antecipar as eleições diretas para a presidência da República ou eleições gerais (PEC 227/16).

Para Motta, os Congressistas devem analisar e debater o assunto com tempo razoável para superar o desafio do momento e colocar o Brasil no caminho do desenvolvimento. “Por isso acredito que o diálogo é fundamental e essencial para qualquer construção que se pretenda”.

O deputado salientou que as questões referentes às mudanças ocorrem no Congresso Nacional e convocou seus pares para a tomada de decisões que permita constituir uma saída “em conformidade com a democracia e a Constituição Federal, para o momento dramático”.