Adjuto Afonso leva presidente da Junta Comercial do Amazonas à Casa Legislativa para falar da Rede Sim Digital

Foto: Ney Xavier

Ascom deputado Adjuto Afonso
10/05/2019

O presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), Ênio Ferrarini, esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas, em uma Cessão de Tempo solicitada pelo deputado Adjuto Afonso (PDT), para falar sobre o Sistema Rede Simples Digital, lançado pelo órgão no início deste ano, que permite a celeridade de registros empresariais de forma simplificada.

O autor da solicitação da Cessão de Tempo, deputado Adjuto Afonso, explicou a importância de esclarecer amplamente sobre esse sistema, que representa, segundo o parlamentar, um avanço na gestão pública.

“A Rede Sim Digital é essencial para a cidade e para os municípios. Nós vivemos um momento de desemprego, de queda na produção industrial, então é hora de buscarmos outros recursos, e a desburocratização é essencial para abrir outros caminhos. A Jucea tem feito um bom trabalho de modernização no sistema, por isso convidei o presidente para esclarecer mais sobre isso aqui na Casa Legislativa”, destacou o parlamentar, que preside a Frente Parlamentar de Apoio as Micro e Pequenas Empresas.

O presidente da Jucea, Ênio Ferrarini, fez um resumo das transformações implantadas no órgão em sua gestão, que deu celeridade ao processo de abertura de empresas em tempo recorde, se comparado ao sistema anterior, que demorava cerca de 180 dias.

“A Jucea é onde nós registramos as empresas, até dezembro do ano passado, era um processo muito arcaico, demorado. No ranking que mede o tempo de aberturas de empresas no Brasil, o Amazonas levava mais de 180 dias para fazer a abertura de uma empresa. Fizemos uma transformação, uma ruptura nesse processo. Nós temos agora um novo sistema onde já podemos ter um registro automático muito mais rápido. Não só na capital, mas vale para todo o interior do Estado. É a “Junta” sem papel”, explica o Ferrarini.

De acordo com ele, no próximo dia 21 o órgão inicia o processo automático, que possibilitará ao cidadão abrir micro e pequena empresa até mesmo pelo aparelho celular, sem precisar se deslocar até o órgão, com 100% formalizada via digital.