Adjuto Afonso lança Rede Estadual de Mulheres Empreendedoras do Amazonas


Ascom deputado estadual Adjunto Afonso
10/03/2020

As mulheres empreendedoras do Amazonas ganharam mais um espaço para buscar conhecimento e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT-AM), que preside a Frente Parlamentar de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Frempeei), lançou, nesta terça-feira, (10) a Rede Estadual de Mulheres Empreendedoras do Amazonas (REME-Am), que vai atuar com fatores estratégicos para o público feminino que almeja ter o próprio negócio.

“Nós criamos a Rede de Mulheres Empreendedoras no âmbito da Frempeei porque percebemos um número maior de mulheres participando das ações e que necessitavam de um trabalho mais direcionado em suas áreas de atuação. Fico feliz em ter a oportunidade de viabilizar esse espaço, precisamos de alternativas que gerem renda para a população e, enquanto parlamentar, me sinto na obrigação de buscar opções e oferecer meios necessários”, ressalta o deputado.

Kirk Douglas Bentes, representante da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que é parceira nas ações da Frempeei, revelou dados significativos sobre a participação da mulher no mercado empreendedor e as facilidades que o órgão oferece.

“Essa é uma grande iniciativa, e a Afeam possui diversas linhas de crédito para o empreendedorismo voltado às mulheres. Os nossos números dentro das ações de crédito operacional vem crescendo, o número de inadimplência no percentual de mulheres é baixo, então a gente vê que a mulher tem uma veia empreendedora à frente do negócio, e temos linha de crédito simplificada para todas as mulheres que desejam empreender”, disse Bentes.

O vereador Diego Afonso (PDT), que preside a Frente Parlamentar de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais e Cooperativas (Frempeico), da Câmara Municipal, também esteve presente para prestigiar o novo espaço empreendedor da cidade.

“Nós estamos aqui para colocar à disposição a Frente Municipal, que tem sido um canal de interlocução entre todas as secretarias. A nossa missão é desburocratizar e facilitar a vida do micro e pequeno empreendedor da nossa cidade”, afirmou Diego.

Presentes, ainda, Mariza Xavier, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM); Daniele Lobo, da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); Vitor Balsan, superintendente do Banco Cooperativo Sicredi S/A; Vereador Joel Jairo, de Humaitá; Norma Araújo, Master Coach e apresentadora de TV; além de mulheres representantes de segmentos empreendedores e cooperativas.

Assinaram o termo de criação da Comissão Gestora da Rede Estadual de Mulheres Empreendedoras do Amazonas: Mariza Xavier (Sebrae); Lúcia Jeffes (Instituto Metropolitano Mãe Amiga); Keliane Bentes (Consultora Empresarial e Contadora); Andréa Rocha (Analista da Frempeei-AM); Frederico Paiva (Advogado – Assessoria Juridica); e, Nívia Rodrigues (Jornalista).

Foram apresentados, ainda, dados da Frempeei de 2019, com resultados que destacam o público feminino. De 2.150 atendidos nas Ações Empreendedoras, 1.249 foram mulheres.