A luta é pelo trabalhador


Wellington Penalva
22/08/2020

O “Café com Lupi” deste sábado (22) contou com a participação de Milton Cavalo, presidente nacional do Movimento Sindical, e Jordaci Matos, presidente nacional do Movimento Comunitário Trabalhista (MCT). A união dos dois grupos no mesmo programa se deu por conta da semelhança entre suas lutas e o seu público – o trabalhador –, particularmente afetado pelo efeito econômico da pandemia da Covid-19.

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, começou o programa afirmando a comunhão entre os dois movimentos. “Não existe um movimento comunitário que não tenha vínculo com o sindical. Quer seja na posse da terra, na reforma agrária, na área trabalhista, nos locais de trabalho ou nos sindicatos”, explicou.

Juntos, os dois grupos enfrentam um avanço na retirada de direitos, iniciado com o golpe de 2013 e agravado pelo governo Bolsonaro. A respeito disso, Milton Cavalo diz que a luta sindical teve de retroceder a pautas superadas há quase um século. “Hoje, os sindicatos lutam com uma realidade de garantir minimamente o que, em 1930, Getúlio já estava dando como garantia aos trabalhadores”, lamentou.

A briga hoje é pela manutenção de postos de trabalho e pela garantia de direitos mínimos. O MCT é sensível a essas questões e percebe a necessidade de reformular seu trabalho.

“Vamos ter de nos reinventar. Antes da pandemia, considerávamos a entrega de cestas-básicas em comunidades como assistencialismo. Hoje, não tem para onde correr. As pessoas estão passando fome, sem alternativa, e precisam de um prato de comida”, alertou Jordaci.

O grupo também falou sobre o comportamento do governo brasileiro frente a pandemia. Para Lupi, o auxílio emergencial é insuficiente, mesmo chegando aos R$ 600, por obra do Congresso, valor três vezes acima do proposto pelo Executivo.

“O dinheiro público não é só para proteger as empresas. É, principalmente, para proteger a base da sociedade que garante a existência do dinheiro público, o povo, o trabalhador”, afirmou o presidente do PDT.

Durante a transmissão do “Café com Lupi” também foram exibidos dois vídeos curtos abarcando momentos históricos do trabalho no Brasil: um discurso de Getúlio Vargas aos trabalhadores; e um resumo da gestão de Carlos Lupi a frente do hoje extinto Ministério do Trabalho.

Veja o programa completo abaixo.