“A gestão não é só ter capacidade financeira, é preciso qualificar o gasto”

03/07/2021

Ex-prefeito de Natal vai ao Café com Lupi e revela o sucesso nos seus três mandatos

O Café com Lupi deste sábado (3) abordou mais uma gestão pedetista de sucesso. Ostentando números invejáveis na administração municipal de Natal, o ex-prefeito da capital do Rio Grande do Norte foi o convidado especial do programa. Ao lado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o gestor pedetista falou sobre o período em que esteve à frente da cidade nordestina, incluindo um episódio vivido com o arquiteto do século, Oscar Niemeyer.

Carlos Eduardo esteve à frente da prefeitura de Natal por três mandatos. No primeiro, em 2000, ganhou a eleição em segundo turno por uma pequena margem de 2,5% dos votos. Quando concorreu em 2012, também obteve a vitória no segundo turno, porém dessa vez com uma diferença de 21% para o seu concorrente. Em 2016, na sua reeleição, venceu o pleito ainda no primeiro turno, obtendo 64% dos sufrágios.

Carismático, o ex-prefeito de Natal atribuiu sua evolução eleitoral a percepção do cidadão natalense de sua gestão. “À medida que o natalense ia conhecendo os nossos projetos, as nossas obras, os nossos programas, ia crescendo a confiança e isso se manifestava nas urnas com maiorias crescentes”, apontou.

Essa evolução, sem dúvida, pôde ser sentida com mais força após o seu segundo mandato. Carlos Eduardo encontrou uma prefeitura deficitária, com muitas dívidas e sem recursos. Com o tempo, por meio de um projeto de reestruturação municipal e de muita austeridade, o então prefeito conseguiu pôr salários em dia e realizar investimentos na cidade de Natal, com destaque para as áreas de saúde, educação, cultura e meio-ambiente.

“A gestão não é só ter capacidade financeira, é preciso qualificar o gasto. […] Foi assim que a nossa gestão universalizou a educação infantil e o ensino fundamental. Foram 48 escolas novas; reforma e ampliação em mais 68 escolas; centro de capacitação dos professores. Fizemos as UPAs, as UBSs, 27 centros de saúde. Fizemos o primeiro hospital municipal da história de Natal”, elencou o ex-prefeito.

Carlos Eduardo falou da obra realizada com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, talvez a mais emblemática de sua gestão, que compreende o memorial de Natal, a Biblioteca e a Escola de Educação Ambiental. O projeto foi concebido na área central da capital, em um terreno de 200 hectares transformado também em área de preservação.

“Conservamos uma área no coração da cidade e eu fui ao Rio de Janeiro, passei seis meses para ‘baixar o trinco’ do escritório do doutor Oscar Niemeyer, mas consegui. Entrei lá e, depois das apresentações formais, ele me disse: ‘Prefeito, o que o senhor deseja de mim?’. Eu disse: ‘Doutor Oscar, eu falo por 1 milhão de natalenses, conservamos uma área no centro da cidade e queremos um projeto saído da sua prancheta, da sua criatividade”, contou entusiasmado.

Ao longo do programa, o presidente Carlos Lupi ainda levantou o delicado assunto do combate à pandemia no Brasil e a criminosa gestão do Governo Bolsonaro. Carlos Eduardo comentou o assunto, citou a CPI da Covid e falou sobre o caso de corrupção revelado recentemente na compra da vacina Covaxin. Vale a pena conferir.

Veja o programa completo abaixo.