Confira a íntegra da fala de Edna Nunes, um dos destaques do 1 Seminário de Vereadores do PDT-PR, sobre a participação da mulher na política

PDT do Paraná
06/11/2019

O I Seminário Estadual de Vereadores e Vereadoras Trabalhistas nos revelou gratas surpresas. Uma delas, sem dúvida, foi a participação de Edna Nunes, que falou sobre a participação da mulher na política.

Compartilhamos abaixo a íntegra do seu pronunciamento para que ele seja lido e relido pelo maior número de pessoas.

“📢 Boa tarde, imensamente feliz em compartilhar com todos e todas.

Eu estou filiada no PDT há dez anos e boa parte destes anos estive inativa. Estava em casa, na universidade, na igreja, nos clubes de serviços, nas rádios, jornais e na minha comunidade. Eu sempre me coloquei a disposição, mas nunca fui efetivamente chamada. Uma vez ou outra quando o partido precisava de indicar alguém ou de quociente eleitoral feminino para alguma circunstância.

Eu esperei como a maioria das pessoas o surgimento de uma grande liderança que pudesse nos impulsionar e que juntos pudéssemos fazer parte de um grande processo de mudança. Esperei por um momento em que as mulheres fossem reconhecidas ou até mesmo que a classe política tivesse mais respeito neste país. Faz pouco tempo que me dei conta que esse processo só vai acontecer quando homens e mulheres deixarem a posição de observadores para a posição de protagonistas destas mudanças.

Eu fui convidada para falar em especial com as mulheres hoje. No entanto, quero pedir a elas a autorização para que eu fale diretamente com os homens. Eu tenho pensado nos motivos que ainda nos afasta da política, mesmo sendo a maioria nas universidades e no serviço público. Já somos a maioria na gestão de empresas e tantos outros setores. A sociedade cansa a mulher e depois pede para ela que entregue ainda mais um pouco de si lutando por igualdade. Depois da nossa terceira jornada, podemos pensar um pouco em política.

Ainda não encontrei uma resposta acadêmica, mas tenho encontrado algumas respostas humanas. Nós só vamos vir de fato para a política quando a política perceber que somos diferentes e aceitar nossas diferenças. Quando nossa opinião for de fato analisada, respeitada e se tornar ação.

Precisamos perceber que não podemos ser mulheres contra homens. Somos melhores juntos e lado a lado. Nas coisas mais lindas que já realizamos como comunidade, homens e mulheres estão lado a lado. Eu tomo a liberdade de fazer um pedido aos homens: Olhem com respeito para as mulheres dentro do nosso partido e fora dele. Os homens não precisam recuar para que as mulheres ascendam, precisam apenas estar dispostos a caminhar lado a lado.

O que é que a gente faz para trazer as mulheres para a política? Elas já estão na politica. Nasceram brigando por direitos. Não precisamos mais provar nossos valores, mas precisamos de parceiros seja em casa, com os filhos, em nossas carreiras e também na vida pública. Mulher não enfeita campanha, mulher humaniza. Não somos mais exceção, nem novidade. A mulher é necessidade na vida pública.

Para as mulheres eu tomo a liberdade de pedir que possamos assumir o nosso protagonismo neste processo ao lado dos homens. Esse esforço é a única resistência que podemos utilizar nesse momento de hostilidades de desconstrução.

Aos homens eu peço apoio. Lutem conosco até que todas sejamos livres!”