30 de Maio: Juventude Socialista nas ruas contra os cortes de Bolsonaro


Fábio Pequeno/PDT-RJ
03/06/2019

Aos Gritos de “Darcy, Brizola criança na escola” a Juventude Socialista do estado do Rio de Janeiro protestou, nesta quinta-feira (30), contra o corte de R$ 5,8 bilhões no orçamento da Educação, realizados pelo governo Bolsonaro. O bloqueio atinge diretamente as verbas de custeio, o que inviabiliza as instituições federais de ensino.

Por volta das 15h, militantes de todas as regiões do Estado começaram a se concentrar na sede estadual do Partido, centro do Rio. Luís Moreira, Presidente Estadual da entidade – responsável pela organização – , contextualizou o perigo das ações do governo contra a educação pública.

“Vivemos tempos difíceis, os direitos da nossa juventude estão sob ataque direito. Com um discurso de que a ideologia de esquerda se infiltrou nas Escolas e Universidades, Bolsonaro vai implantando seu projeto fascista de desmonte a educação. Nós não vamos deixar”, brada Luís.

Após a confecção de uma faixa com os dizeres “Juventude Socialista pela Educação”, os militantes se encaminharam para a Candelária e iniciaram a caminhada pela Avenida Rio Branco com objetivo de chegar à Cinelândia, palco histórico dos protestos e berço da Brizolândia.

Para William Rodrigues, presidente nacional da JS, a juventude, preta e/ou parda, pobre e favelada não terá a oportunidade de cursar uma Universidade caso Bolsonaro tenha sucesso.

“Os mais prejudicados são os mesmos de sempre: jovens pretos, pardos, pobres e favelados. A gente sabe, não somos bobos. Quando as universidades públicas começam a ficar menos branca, acontece as perseguições aos alunos e professores, chantagens com os reitores, fake news e corte no orçamento. Nossa missão é ser a juventude que Brizola dizia: o movimento transformador do Brasil”, pontua William.