2022: Ciro Gomes está no páreo e crescendo

Foto: Leo Canabarro

Wellington Penalva
09/10/2020

O vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, cresceu na pesquisa sobre o cenário eleitoral para 2022 divulgada pela revista Exame hoje (9). No último estudo, de 31 de agosto, o presidenciável pedetista contava com 6% das intenções de voto. Hoje, esse número chega a 9%.

De acordo com a pesquisa Ideia/Exame, Ciro está tecnicamente empatado com o ex-juiz Sérgio Moro que caiu de 13% para 10%, ocupando o terceiro lugar. Jair Bolsonaro ainda aparece em primeiro, com 30% das intenções de voto.

O ex-presidente Lula aparece em segundo colocado na pesquisa, mas continua inelegível. E o PT, que está a caminho de sofrer uma derrota histórica nas eleições municipais deste ano, provavelmente chegará a 2022 mais fraco do que já está hoje.

A pesquisa registra também uma estabilização de Luciano Huck com 5%, o que desmotiva ainda mais sua já minguada possibilidade de candidatura. O governador de São Paulo João Doria tem 4%, índice que praticamente o inviabiliza.

Com a rejeição ao PT ainda em níveis altos e a contestação pública às ilegalidades da Lava Jato, Ciro Gomes deverá representar o retorno da grande política democrática nas eleições de 2022 contra Jair Bolsonaro.

Esta perspectiva é reforçada pela notícia de que Sergio Moro está considerando deixar o Brasil e não participar mais da vida política.

O atual presidente vence em todas as simulações de segundo turno, segundo a pesquisa Ideia/Exame. Mas a pesquisa não simulou segundo turno entre Jair Bolsonaro e Ciro Gomes.

 

Fonte: Monitor Nacional (com alterações)