PDT promove desagravo a Barbosa Neto dia 21/5 em Londrina

A direção nacional do PDT vai promover  ato público em Londrina (PR) no próximo dia 21/5 em desagravo à gestão do prefeito  Barbosa Neto (PDT) – vítima de campanha promovida por setores políticos interessados em afastá-lo da disputa eleitoral de outubro próximo.  Londrina é a quarta cidade do Sul do Brasil em importância e já confirmaram presenças, entre outros,  o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi;  o secretário-geral  nacional Manoel Dias; o deputado federal Paulinho, da Força Sindical e  Miguelina Vecchio, presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), entre outros dirigentes.

Segundo o jornalista José Otávio, do PCdoB de Londrina, o prefeito Barbosa Neto ”está sendo vítima de armação da imprensa golpista que se utiliza de artifícios para impedir que os bons prosperem na administração pública paranaense”. Em seu blog,  José Otávio garantiu:  “auxiliados por forças tucanas, os golpistas usam de meios antidemocráticos e ilegais para afastar o prefeito tentando retomar o poder nas próximas eleições, sem competidores”. Assinalou que  Barbosa Neto “está fazendo em três anos o que não fizeram em 30 anos: é  um governo que implantou a educação em tempo integral, municipalizou completamente a saúde, acabando com as terceirizações herdadas de gestões anteriores e fez a maior recomposição salarial dos servidores municipais no país, entre outras ações, como a construção de mais de 5 mil casas e a redução da tarifa de ônibus”.

José Otávio acrescentou:  “ Londrina é a única cidade do país que teve a tarifa de transporte coletiva reduzida, mas forças políticas retrógradas sabem que ele é líder nas pesquisas,  seu governo goza de ampla aceitação popular e é consenso que a sua vitória nas urnas, novamente,  só poderá ser evitada se for possível tirá-lo da disputa. Por isso estão fazendo esse jogo”.

Ao concluir, José Otávio disse: “ Esta mídia é bronqueada com Barbosa porque ele – como prefeito – rompeu com a prática de agraciar o setor, como faziam gestões anteriores, que só nos últimos oito anos gastaram mais de R$ 100 milhões  para silenciar a grande imprensa”.

Jornalista e radialista popular, Barbosa Neto cortou todas as verbas que antes eram direcionadas para pagamento de “publicidade” na mídia local e as redirecionou para políticas públicas.  Ele se comunica diretamente com a população através de um programa semanal de rádio, onde presta contas à população da sua gestão de prefeito. Além da mídia local hostil, Barbosa Neto administra Londrina contando com apoio de apenas sete dos 19 vereadores da Câmara Municipal.

UM GOVERNO DINÂMICO

As ações do governo Barbosa Neto sacudiram o marasmo a que Londrina estava entregue enquadrando-se bem no slogan do governo pedetista: 30 anos em três. Na área de Educação, por exemplo, Londrina já conta hoje com tempo integral na rede pública para 12 mil estudantes que além de ensino, recebem cinco refeições diárias gratuitamente. O Governo municipal também distribuiu 34 mil uniformes para os alunos da rede pública, fato inédito na cidade; além de gastar cerca de R$ 40 milhões em obras de recuperação dos prédios escolares da rede pública municipal – ou seja, quase dois terços das escolas estão sendo reformadas ou ampliadas.

Também foram contratados por Barbosa Neto mais 600 nos professores, outro marco na cidade. Ainda na área de Educação, Londrina  paga o maior salário de professor do Estado do Paraná após a criação de um Plano de Cargos e Salários para a categoria: o piso da categoria para 20 horas, na rede municipal, passou a ser R$ 1.761,59 – em maio de 2009. Quando Barbosa assumiu, um professor em início de carreira ganhava  R$ 994,99. Para efeito de comparação o valor do piso de Londrina é maior do que o piso nacional para 40 horas, que é de R$ 1.451,00. Aumento de 77%;

Barbosa Neto também criou a Guarda Municipal com efetivo de 250 guardas e já abriu concurso para a contratação de mais 350 guardas. No projeto esportivo Futuro, Londrina tem 12 mil crianças matriculadas em atividades esportivas. Na área de obras, são  mais de 150 obras públicas espalhadas pela cidade – ou R$ 500 milhões em investimentos – porque entre outras coisas, Londrina é a 10º cidade que mais recebe recursos do governo Dilma Rousseff. Também está prevista a pavimentação de 1,5 milhão de metros quadrados  – ou mais R$ 50 milhões em investimentos.

O governo municipal já criou 57 academias ao ar livre e há previsão de entrega até o final do mandato de 75 no total; além disto, criou 41 hortas comunitárias com previsão de chegar a 50; está tocando o Programa Cesta Verde; e em termos de Brasil, é um dos maiores beneficiários do  programa federal Minha Casa Minha Vida , que em Londrina soma  2.712 novas habitações  só no conjunto Vista Bela, enquanto ao todo,  em menos de 3 anos de administração já foram construídas 5.765 moradias. Londrina é a 20ª cidade do Brasil na geração de empregos – porque a administração do prefeito Barbosa Neto já gerou 26.770 novos postos de trabalho, com carteira assinada.

Londrina, hoje, também se destaca no ranking de investimentos das empresas privadas: São R$ 1,5 bi de investimentos privados com nova loja da Havan – R$ 45 milhões, com os dois shoppings – Boulevard Londrina Shopping – R$ 800 milhões e Shopping Catuaí Norte Shopping – R$ 780 milhões; na área de saúde, estão previstas mais 10 novas unidades de saúde – investimentos de R$ 8 milhões; está em andamento a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento no Jardim Sabará e outra em vias de construir no Jardim do Sol, somando investimentos de   R$ 6,8 milhões.

Já os servidores, 80% deles tiveram recuperação dos 37,7% herdados da administração anterior, além de reposição salarial todos os anos da administração Barbosa Neto.  Outras realizações prestes a serem entregues à população é o Restaurante Popular Leonel Brizola, que deve ser inaugurado no dia 21 de junho próximo; e estão em andamento negociações para que as tarifas de ônibus de Londrina sejam reduzidas para R$ 2,20 e que passe a existir Passe Livre para os estudantes.

A administração do Prefeito Barbosa Neto pauta suas decisões e condutas na impessoalidade e na defesa do interesse público.  Algumas ações e obras nesse sentido:

– Fim das concessões irregulares de quiosques no calçadão e região central da cidade;

– Retirada dos carrinhos de lanches, irregularmente ocupando as calçadas em torno do Terminal de ônibus, impedindo o livre tráfego das pessoas;

– Retirada de famílias morando em ocupações, invasões e fundo de vale, com transferência para casas construídas pela Cohab;

– O Município conseguiu reaver a posse do terreno na Avenida Ayrton Senna, entre o Viaduto da PR-445 e Avenida Madre Leônia Milito;

– Ação de retomada da área do Centro de Eventos doado para o empresário Paulo Bernardo da Veiga;

– Licitação para regularização das lojas dos mercados Shangri-lá,  Quebec e  Guanabara;

– Fim do pagamento dos plantões à distância para os hospitais conveniados ao SUS. Uma imoralidade existente somente em Londrina.

– Destinação do cadeião da Rua Sergipe para ser um centro cultural em parceria com a Fecomércio.

– Fim da utilização de espaços públicos ocupados irregularmente para a comercialização privada, como exemplo, o Feirão do Vazzi nos estacionamentos do Estádio do Café, aos domingos.

– Utilização de apenas 50 cargos comissionados no Executivo;

– Fortalecimento e recuperação da capacidade do Estado-Município em promover políticas públicas.

– Maior concurso público da história de Londrina: 1.000 servidores;

– Política de valorização salarial dos servidores – reposição anual da inflação e recuperação das perdas no período de 2000/2008 para quase todas as categorias de servidores e aposentados;

– Compra de maquinário e equipamentos como a Patrulha Mecanizada e a Usina de Asfalto;

– Investimento na estrutura dos agentes de trânsito para melhor fiscalização: 41 novos agentes contratados, 18 veículos novos e talonário eletrônico;

– Criação de faixas exclusivas para ônibus na Av. Duque de Caxias, João Candido e Rio Branco;

– Licitação e padronização dos táxis. Um modelo fonte de consulta de outras cidades;

– Lei Cidade Limpa;

– Municipalização do Autódromo Ayrton Senna;

– Fim de todas as terceirizações na área da saúde: contratação de mais de 1.000 funcionários;

– Municipalização dos serviços da Assistência Social;

– Recuperação da capacidade econômico-financeira da Sercomtel e expansão estadual dos serviços da empresa.

Rede PDT/Osvaldo Maneschy