PDT nacional irá priorizar eleição de Heitor Férrer

Na avaliação do presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo, a eleição de Heitor Férrer para a Prefeitura de Fortaleza é prioridade do partido em âmbito nacional. “Fortaleza é a cidade mais importante em que nós temos viabilidade e nós vamos apostar muito na candidatura do Heitor”, disse Figueiredo, durante encontro com pré-candidatos aos cargos de vereador e prefeito no Ceará, realizado no sábado, na Câmara dos Vereadores.

De acordo com pesquisa do Ibope, divulgada na última quarta-feira (9), Heitor aparece em terceiro lugar nas intenções de voto, com 19%, atrás do senador Inácio Arruda (PCdoB), com 26%, e de Moroni Torgan (DEM), com 23% das menções. Em quarto aparece Marcos Cals (PSDB), com 15%.

Figueiredo, que também é líder do PDT na Câmara, explica que o partido tem buscado alianças para a candidatura de Heitor na Capital. “Havendo racha entre PT e PSB, teremos dificuldades de buscar alguns partidos, porque alguns vão para o lado do governo; outros para o lado da Prefeitura”, admite. Heitor Férrer diz que, sob a autorização dos diretórios municipal e estadual, conversou com o PPS e o PR, a convite dos próprios partidos, em busca de alianças. Segundo Heitor, está marcada conversa com Alexandre Pereira, presidente estadual do PPS, para depois do dia 20.

Fiscalização e apoios

Na busca por alianças, o PDT não descarta procurar inclusive o PSB de Cid Gomes em um eventual segundo turno. Isso apesar de Heitor ser uma das vozes mais críticas da gestão do governador na Assembleia.

Figueiredo diz que o PDT integra a base de apoio do governo, com quatro deputados estaduais. “O deputado Heitor Férrer sempre tem primado por uma posição de fiscalização, não é de oposição”, diferencia Figueiredo.

Heitor explica que, no segundo turno, cada partido busca o candidato com maior identidade ideológica. Na avaliação de Férrer, para implantar o que anunciou na campanha, o candidato deve procurar, sendo eleito, “o governador do Estado, seja ele a, b ou c, para viabilizar seu programa de governo, em respeito à sociedade”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Figueiredo cita as capitais Curitiba, Porto Alegre, Maceió e Natal, além de Fortaleza, entre as maiores cidades em que o partido tem chances reais de vitória nas eleições municipais deste ano.