"PDT deve eleger 500 prefeitos"

Carlos Lupi, Ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT, acredita que partido deve eleger cerca de 500 prefeitos nas eleições municipais de 5 de outubro ampliando a sua presença nas cinco regiões do país. Lupi tirou duas semanas de férias e já percorreu dezenas de municípios em sete estados brasileiros - em apoio a candidatos do PDT.

Na última sexta-feira (19/9), ao receber o título de cidadão carioca da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Lupi fez um balanço otimista:

-- Tenho percorrido o Brasil e vejo que a população está reconhecendo a marca da nossa gestão no ministério, está percebendo que somos um partido de idéias, compromissado com a defesa dos direitos dos trabalhadores e o bom uso do dinheiro público. E não poderia ser diferente – porque tivemos um grande professor, Leonel Brizola, afirmou.

Lupi acrescentou: "Ao contrário de muitos outros partidos, não escondemos a nossa origem porque temos muito orgulho dela".

Na semana passada o ministro esteve em campanha nos estados da Bahia, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. Já nesta semana, iniciada 22/9, vai percorrer diversos municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.

Nesta sexta-feira (19/9) Lupi percorreu à tarde ruas do município de Duque de Caxias, onde o PDT apóia o prefeito Washington Reis na sua tentativa de obter mais um mandato. A noite, Lupi recebeu o título de Cidadão Carioca do vereador Charbel Zaib (PDT-RJ) que, por sua vez, afirmou que presença de Lupi à frente do Ministério do Trabalho representa garantia da defesa dos direitos trabalhistas e que ele contribuiu para que o país, ano passado, tivesse a maior geração de empregos formais da história.

"Sua postura firme e coerente trouxe tranqüilidade para todos os trabalhadores, defendendo direitos que levaram décadas para serem conquistados", afirmou Charbel. "O senhor cumpriu a difícil missão de suceder Leonel Brizola à frente do PDT com muita dignidade e competência", elogiou.

Na manhã de sábado, ainda reforçando as campanhas do PDT na reta final das eleições, Lupi pediu votos nas ruas do centro de Nova Iguaçu para o prefeito Lindberg Farias (PT) que tem como vice a deputada Sheila Gama (PDT), indo depois para Niterói onde, em companhia de Jorge Roberto Silveira – que as pesquisas apontam como prefeito eleito no 1º turno – percorreu as comunidades de São Lourenço e Sabão antes de, a tarde, percorrer o centro de São Gonçalo com a prefeita Aparecida Panisset (PDT), candidata a reeleição. Ele encerrou o dia pedindo votos em Itaboraí para candidatos apoiados pelo PDT.

Na sexta (19/9), Lupi foi agraciado com o título de Cidadão Honorário em solenidade concorrida na Câmara do Rio que também homenageou a deputada Sheila Gama (Medalha Pedro Ernesto); o  conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Aluísio Gama de Souza (Medalha Pan-Americano); o presidente da subseção da OAB/RJ, Ronaldo Bittencourt Barros (Medalha São Francisco); o superintendente regional do Trabalho e Emprego/RJ, Luiz Antonio Marinho da Silva; o secretário estadual do Trabalho e Renda, Ronaldo Azaro e o deputado Paulo Ramos, candidato do PDT à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Na foto, Arnaldo Vianna e Helinho Anomal (PT) na carreata em Campos

Antes, a tarde, Lupi percorrera as principais ruas do comércio de Caxias pedindo votos para o prefeito Washington Reis, apoiado pelo PDT.

Ainda em Niterói, no sábado à tarde,  Lupi almoçou com Jorge e militantes do PDT em Niterói, antes de seguir para São Gonçalo, onde chegou no Rôdo por volta das 15 horas, somando-se a uma caminhada que a prefeita Aparecida Panisset realizava desde às 10 horas da manhã, de loja em loja no centro. Além do corpo-a-corpo, Lupi gravou depoimento para rádio e tevê antes de encerrar o sábado no centro de Itaboraí, também em corpo-a-corpo.

Deu até galo de bicicleta na carreata

Na manhã de domingo o ministro do PDT viajou para o Norte Fluminense onde almoçou em Campos com o candidato a prefeito do PDT, Arnaldo Viana no tradicional “Kantão do Líbano”, no bairro Tamandaré, onde também deu entrevistas. Em seguida participou de grande carreata que percorreu  vários bairros da cidade ao lado de Arnaldo Vianna (PDT) e de Hélio Anomal (PT), candidato a vice.

À “Folha da Manhã”, Lupi confirmou que o presidente Luis Inácio Lula da Silva apóia a dobradinha PDT-PT, em Campos: “O presidente não esconde de que Arnaldo é o candidato de sua preferência e fez de tudo para que o PT entrasse nessa coligação”, afirmou. Arnaldo, segundo o jornal, informou que está sendo articulada a vinda do próprio Lula a Campos. “A presença de Lula vai ser a grande surpresa desta eleição”, garantiu o candidato.

Fazendo balanço da disputa, Lupi estimou que o PDT deverá fazer cerca de 15 prefeituras em todo o Estado do Rio de Janeiro sendo que em Campos “tudo indica que Arnaldo vencerá ainda no primeiro turno”, declarou.  “Tenho tanta certeza disto que pretendo voltar a Campos no dia 6 de outubro para participar da carreata da vitória”, acrescentou.  Lupi  dá como certa a vitória da dobradinha PDT-PT que tem apoio de outras legendas:  PSB, PV, PSDC, PRP, PPS, PT do B, PSC e PTC.  De Campos Lupi seguiu para Trajano de Morais, via Macabu, onde participou de outra carreta – desta vez em apoio aos candidatos João Luiz (PDT) e Mário Lessa.

João Luiz na principal praça de Trajano

A carreata, uma das maiores já vistas no município, percorreu as principais ruas do centro de Trajano de Morais e terminou com um comício na praça principal da cidade, onde se reuniram cerca de 600 pessoas. Trajano de Morais tem 8 mil eleitores. No comício Lupi pediu voto para os candidatos do PDT e João Luiz, há um ano e dois meses no cargo de prefeito após o afastamento do mandatário anterior, garantiu que não permitirá que os salários dos funcionários municipais voltem a atrasar seis meses, como aconteceu na gestão que o antecedeu, e que por ser nascido e sempre ter morado em Trajano, jamais os munícipes serão obrigados a se deslocar novamente para outros municípios para terem acesso ao prefeito.

De Trajano Lupi se deslocou para Cordeiro onde se reuniu com os pedetistas locais que apóiam os candidatos Silvinho Daflon (prefeito) e Devair Torres (vice), no centro da cidade. Lupi garantiu que será uma espécie de “embaixador” dos  administradores de Cordeiro em Brasília, e que sua presença ali era uma garantia de que o governo federal , no futuro imediato, pretende estar mais próximo da população de Cordeiro.

Em Lumiar, com Olney

De lá o ministro do Trabalho seguiu para Nova Friburgo e, de lá para o distrito de Lumiar onde, na praça principal, o candidado do PDT, Olney Trindade, realizou comício. Olney, falando para a multidão reunida na praça principal, agradeceu o esforço de Lupi para estar lá – eram quase 21h30m quando o ministro chegou – e sua disposição de ajudar nova Friburgo especialmente na área de capacitação profissional. Lupi, por sua vez, pediu voto para Olney e disse que pretende estar novamente em Friburgo antes do encerramento da campanha eleitoral. Nesta segunda-feira pela manhã, Lupi viajou para Santa Catarina.

Antes de viajar para o Rio na sexta, na quarta anterior (dia 17/9), Lupi participou em Fortaleza de um comício da senadora Patrícia Saboya, candidata do PDT a prefeita de Fortaleza, na região de Genibaú. Na oportunidade, Lui destacou a importância da candidatura de uma mulher “de fibra e inteligência” como Patrícia, ressaltando também o seu preparo para administrar a cidade. De Fortaleza Lupi seguiu para os municípios de Calcaia, Capristano, Redenção e Maracanaú, do interior cearense.

Ainda no Ceará, na quinta (18/9) e antes de viajar para o Rio, Lupi voltou a Fortaleza onde se reuniu com lideres e militantes do PDT cearense.  Do Ceará Lupi viajou para Praia Grande, no litoral paulista, onde participou da abertura do XVII Congresso da Fecomércio de São Paulo. Falando a sindicalistas, o ministro epresidente licenciado do PDT destacou a importância do setor no crescimento do número de empregos formais, sendo aplaudido de pé, no final de sua fala.

Esta semana Lupi viajou na segunda para Santa Catarina e deve percorrer ainda vários estados.

Carlos Lupi, Ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT, acredita que partido deve eleger cerca de 500 prefeitos nas eleições municipais de 5 de outubro ampliando a sua presença nas cinco regiões do país. Lupi tirou duas semanas de férias e já percorreu dezenas de municípios em sete estados brasileiros – em apoio a candidatos do PDT.

— Tenho percorrido o Brasil e vejo que a população está reconhecendo a marca da nossa gestão no ministério, está percebendo que somos um partido de idéias, compromissado com a defesa dos direitos dos trabalhadores e o bom uso do dinheiro público. E não poderia ser diferente – porque tivemos um grande professor, Leonel Brizola, afirmou.

Lupi acrescentou: “Ao contrário de muitos outros partidos, não escondemos a nossa origem porque temos muito orgulho dela”.

“Sua postura firme e coerente trouxe tranqüilidade para todos os trabalhadores, defendendo direitos que levaram décadas para serem conquistados”, afirmou Charbel. “O senhor cumpriu a difícil missão de suceder Leonel Brizola à frente do PDT com muita dignidade e competência”, elogiou.

Na foto, Arnaldo Vianna e Helinho Anomal (PT) na carreata em Campos

Deu até galo de bicicleta na carreata