NOSSAS CONQUISTAS

Ao longo dos últimos 20 anos, muitas mulheres do PDT foram fundamentais para várias conquistas que a maioria da população obteve, ainda que a história não lhes faça justiça. É verdade que as conquistas como o voto, tão importante à construção da cidadania plena, ou a Pílula, que reconhece a mulher, seus direitos reprodutivos e efetiva o acesso ao planejamento familiar eram necessários, mas temos que continuar lutando para que se efetive a descriminalização do aborto, pois só as mulheres pobres serão banidas por sua prática, já que as com melhores condições podem fazê-lo sem necessidade do aparato estatal. A saúde integral é uma luta de todos nós e o aborto não é uma questão de polícia e sim de saúde pública.

A educação é fundamental para essa mudança de visão de mundo, reforçar a sexualização de papéis no interior da casa em nada contribui para a mudança de comportamento social: Quem educa são os pais, a escola dá conteúdo e sociabiliza. A legislação brasileira, em relação aos demais países, tem avançado: hoje não se mata mais mulheres em nome da “honra”.