Zeca Viana lembra que lutou contra negociação em dólar da dívida de MT

Ascom deputado Zeca Viana

Deputado Distrital Zeca VianaApontada como um dos principais vilões dos gastos do orçamento do estado, a negociação em dólar de parte da dívida pública de Mato Grosso foi combatida pelo deputado estadual Zeca Viana (PDT-MT) quando a proposta era um projeto de lei, em meados de 2012, durante o governo Silval Barbosa (PMDB).

Diante do prejuízo anunciado, Viana chegou a apresentar emendas que impedissem que a dívida pública de Mato Grosso fosse renegociada em moeda estrangeira, com o temor da variação cambial que ele conhece bem e o consequente aumento do valor, como aconteceu atualmente.

“Eu avisei lá atrás sobre o governo negociar e pagar dívida em dólar, e fui contra quando teve a votação na Assembleia em 2012. Quem acompanha nosso trabalho sabe disso. Eu planto na lavoura há 30 anos e o dólar é o fator principal de custo. Avisei aos demais deputados, mas não fui ouvido”, lembra o parlamentar.

“Da forma como foi apresentado, o projeto deixa Mato Grosso em condição de vulnerabilidade, e pode causar sérios prejuízos e inviabilizar o desenvolvimento do Estado às gerações futuras. Nossa preocupação é de que Mato Grosso, daqui a alguns anos, não consiga honrar com esses compromissos. Quem vai arcar com esse ônus?”, questionou o deputado em maio de 2012, quando o projeto tramitava na Assembleia Legislativa (confira a matéria na íntegra: https://www.al.mt.gov.br/ midia/noticia/33222/visualizar ).

“Não faço oposição a lado A ou B. Luto pelo que acredito ser o melhor e mais coerente para o povo de Mato Grosso, que sempre para impostos e não recebe de volta serviços públicos de qualidade”, explica Zeca Viana.