Zeca Viana cria projeto que busca incentivar prática de exercícios físicos entre idosos


Ascom Zeca Viana
15/03/2018

Buscando incentivar a prática de exercícios físicos entre os mato-grossenses da melhor idade, o deputado estadual Zeca Viana (PDT-MT) apresentou nesta terça-feira (13) projeto de lei para instituir o Dia Estadual da Dança Sênior, a ser comemorado no dia 22 de junho.

 Isolamento, tristeza, abandono de papeis sociais e depressão são alguns problemas causados com o declínio de função motora e é nesse sentindo que a dança sênior se mostra efetiva com suas técnicas em prol de uma melhora na qualidade de vida.

Para o deputado, a ideia é estimular a prática da dança sênior em Mato Grosso e reconhecer as ações da Instituição Bethesda na melhora da qualidade de vida dos idosos.

“A dança sênior realmente traz muitos benefícios para a terceira idade, que são pessoas que passaram por tantas dificuldades na sua vida e trouxeram tantos frutos para esse estado, que acho mais que justo esse reconhecimento”, argumentou Zeca.

A dança sênior foi criada em 1974 pela alemã IlseTutt, como uma forma de estimular a prática de exercícios entre os idosos e proporcionar melhorias tanto na saúde quanto na qualidade de vida, desenvolvendo a autoestima e o convívio social. É uma atividade muito diversificada, podendo ser explorada de diversas maneiras, e até mesmo idosos com limitações físicas podem participar.

Em Mato Grosso, a dança sênior já é praticada nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Jaciara, Rondonópolis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Pontes e Lacerda, Vila Bela, Querência, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Sinop, Alta Floresta, Canarana e Nova Mutum.