Líder Weverton Rocha participa de debate no Roda-Viva

Wellington Penalva

O pedetista falou sobre sua emenda ao projeto “10 medidas contra a corrupção”

Líder do PDT na Câmara, deputado Weverton Rocha, no programa Roda-VivaO líder do PDT na Câmara, deputado Weverton Rocha (MA), participou do programa Rada-Viva, da TV Cultura, na noite de ontem (5). Em pauta estavam as mudanças introduzidas pela Câmara no projeto das medidas anticorrupção encaminhada ao Congresso pelo Ministério Público. A aprovação do texto foi motivo de rusga entre o legislativo e o judiciário.

“Parte do Congresso zomba do povo”, afirmou Nelson Ribeiro da Associação dos Juízes Federais ao abordar a emenda apresentada pelo PDT ao projeto “10 medidas contra a corrupção”, que trata o abuso de autoridade na esfera do judiciário. Para o jurista Modesto Carvalhosa, o texto foi “votado na calada da noite”.

Autor da emenda, Weverton rebateu o que considerou distorção em torno do projeto. Primeiro explicou que a votação ocorrida na madrugada do dia 30 de novembro foi o desfecho de 100 horas de debates ao longo de vários dias. Em seguida, lembrou: “todos estão sujeito a lei e isso inclui os juízes, promotores e procuradores públicos”.

Com a palavra, o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Cristiano Maronna, reconheceu que a necessidade de combater a corrupção não justifica os excessos da justiça. “Não se combate a corrupção corrompendo a Constituição”, ponderou o advogado.

Weverton permaneceu centrado ao longo do bombardeio de criticas oriundas da maioria dos convidados. Didático, o pedetista deixou claro o objetivo da emenda e ressaltou seu compromisso no combate a corrupção.

“A operação Lava-jato não é de um servidor público, é um patrimônio da sociedade e tem apoio do Congresso. As leis que fazem possível a existência dessa operação saíram do Legislativo. Graças às leis que estão na Constituição, conseguimos ter operações exitosas”, concluiu o deputado lembrando que a justiça não pode ser personificada.

O debate do Roda-Vida contou, também, com a participação da procuradora da república, Thámea Danelon Viega.

Confira a participação do líder Weverton Rocha no programa Roda-Viva.