Waldez Góes reafirma que prosseguirá com políticas públicas para comunidades indígenas

Ascom Waldez Góes
03/09/2018

O pedetista Waldez Góes, candidato à reeleição ao Governo do Amapá, cumpriu extensa agenda no município de Oiapoque durante os dias 1 e 2 de setembro. Dentre os compromissos, ele visitou obras entregues, como a Praça do município, boxes do Mercado Municipal, e outras que estão sendo executadas, como a do muro de arrimo da Orla da cidade. O governador e candidato ainda reuniu com lideranças políticas e comunitárias, reforçando o diálogo e apresentando propostas da gestão.

Um dos principais compromissos da agenda foi a participação na XIV Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Oiapoque, que aconteceu na aldeia Espírito Santo e reuniu mais de 300 indígenas das etnias Karipuna, Palikur, Galibi Marworno e Galibi Kali’na.

A assembleia oportunizou uma plenária com os candidatos ao pleito 2018 para os cargos de governador, senador, deputado estadual e federal. Durante o evento, os indígenas entregaram aos candidatos um Termo de Compromisso com as comunidades indígenas de Oiapoque, no que tange a propostas de políticas públicas nos eixos da Educação, Saúde, Cultura, além de Gestão Territorial e Meio Ambiente.

De acordo com o coordenador geral dos povos indígenas de Oiapoque, cacique Gilberto Iaparrá, a plenária foi bastante proveitosa. “Os povos indígenas tiveram a oportunidade de serem ouvidos, apresentaram suas necessidades e ouviram, dos candidatos, como farão para realizar as propostas apresentadas, caso sejam eleitos”, registrou o cacique.

Waldez Góes relembrou as ações já realizadas em sua gestão em benefício das comunidades indígenas. A exemplo da criação da Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Indígenas (Sepi); a realização do primeiro concurso público para a educação indígena; formação de professores indígenas; a criação de gerências específicas para indígenas nas Secretarias de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), da Saúde (Sesa); atendimento diferenciado no Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/ Super Fácil); Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); dentre outras ações e políticas públicas.

Ele recordou, ainda, que ao sair do governo em seu segundo mandato (2010), deixou recursos captados específicos para a construção de escolas indígenas em Oiapoque.

Waldez reafirmou seu olhar atencioso com as comunidades indígenas, e que todas as ações por ele pontuadas no encontro fazem parte de uma política indígena estadual com metas em nível de ampliação de serviços e aumento de infraestrutura. Ele pontuou que o impacto das crises econômicas nacional e estadual, e ainda, a falta de apoio do governo federal, inviabilizaram maiores investimentos, porém, o diálogo e o planejamento continuam avançando, com vistas a ofertar dias melhores e mais oportunidades a estas comunidades.

Como parte desse compromisso, Waldez anunciou que a partir de 2019 planeja a realização de concursos públicos para a Educação e Saúde com vagas específicas para indígenas, além de mais investimentos em outras frentes, como formação profissional, energia renovável e informatização.

“Essa plenária, o debate, o diálogo com os candidatos são mecanismos necessários ao processo democrático eleitoral. Trabalhamos por um Amapá de igualdade e oportunidades. Nosso compromisso é ampliar os investimentos em benefício dos povos indígenas, por entender que eles precisam e merecem nosso olhar atencioso e mais qualidade de vida”, reafirmou Waldez Góes.