Vivaldo Barbosa lança livro em Brasília

“O Pensamento Político – do Iluminismo aos nossos dias” é o novo livro de Vivaldo Barbosa. Obra, que será lançada dia 19 de maio, em Brasília, foi construída a partir de observações feitas pelo autor em aulas ministradas na faculdade de Direito da Unirio.



Durante seis anos, o autor Vivaldo Barbosa fez inúmeras anotações sobre a história do pensamento político em aulas e seminários ministrados por ele na faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O resultado de seu trabalho está no livro “O Pensamento Político – do Iluminismo aos nossos dias”, que será lançado hoje, a partir das 19 horas, no Restaurante Cape Diem: CLS 104 Bl. D loja 01 – Brasília.

Como o próprio autor explica, a obra considera que a base do pensamento político da atualidade é o Iluminismo e sua teoria política, a teoria do contrato social, dos quais derivam o liberalismo e o socialismo. O livro expõe a história do pensamento político, focalizando suas correntes dominantes, bem como os pensadores que melhor expressaram cada uma dessas correntes em épocas distintas.

Nesse contexto, Vivaldo Barbosa parte do Iluminismo e de sua fundação no Renascimento. Para ele, o Renascimento e o Iluminismo fizeram uma síntese do pensamento da antiguidade greco-romana. O livro traz à tona as vertentes individualista e comunitária, procurando mostrar como evoluiu e se consolidou o liberalismo e o socialismo.

“O livro não trata da história dos povos, muito menos dos reinos, das repúblicas ou dos governos. Não é história política. Nem de todo o pensamento político, nem de todas as correntes políticas. É, antes de tudo, um ponto de partida para quem se interessa pelo pensamento político, suas correntes e pensadores. Na verdade, é um apanhado geral sobre o pensamento político até nossos dias, um ponto de partida para estudos específicos e mais aprofundados. É um curso, enfim”, comenta.

Editada pela Revan e escrita de forma didática, a obra foi dividida em cinco partes: Introdução, O Contrato Social, O Liberalismo, O Socialismo e Outros Pensamentos na Sociedade Industrial do Século XX. No decorrer do texto, o autor revela sua preferência pelos ideais de comunidade como marca da sociedade humana, apontando o socialismo como “o caminho mais condizente”. Para isso, recorre a Aristóteles: “o homem é animal social. Não é autosuficiente fora da polis”.

Embora o livro seja direcionado para estudantes de cursos de Direito, Ciências Políticas, História, Sociologia e Economia, Vivaldo Barbosa lembra que também pode ser útil para os militantes políticos, que vão encontrar respaldo para inúmeras indagações. “O objetivo é ajudar na compreensão do pensamento político, contribuindo para a formação da consciência política”, finaliza.

Sobre o autor

Vivaldo Barbosa é advogado formado pela UERJ. Fez mestrado e doutorado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Além da Unirio, de onde é professor, já deu aulas na PUC, Candido Mendes e Fundação Getulio Vargas. Na área política, foi Secretário de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no Governo Leonel Brizola, Deputado Federal e líder da Bancada do PDT. É autor dos livros Rebelião da Legalidade e Meeiros de Café – gente e ocupação da zona proibida do Caparaó.



SERVIÇO


O quê: Lançamento do livro “O Pensamento Político – do Iluminismo aos nossos dias”, de Vivaldo Barbosa

Onde: Restaurante Cape Diem: CLS 104 Bl. D loja 01 – Brasília


Quando: dia 19 de maio, quarta-feira, a partir das 19 horas