Vieira da Cunha visita tendas temáticas do Fórum Social

O deputado federal Vieira da Cunha, presidente nacional do PDT e líder da bancada na Câmara visitou nesta quinta-feira(29) as instalações do Fórum Social Mundial 2009 em Belém(PA) e acompanhou atividades desenvolvidas em algumas  das 17 tendas temáticas do evento. O líder do PDT esteve nas tendas Cuba 50 anos – com atividades e exposições em homenagem aos 50 anos da revolução cubana e Mundo do Trabalho, organizada pelas Centrais Sindicais. No espaço organizado pela Associação Nacional dos Defensores Públicos reuniu-se com representantes de povos indígenas da região. Acompanharam o deputado Vieira, o presidente do PDT/PA, Fernando Coimbra e a vereadora pedetista, Tereza Coimbra.

Vieira da Cunha reuniu-se também com lideranças da Juventude Socialista de diversos estados que participam do Fórum.

O evento

Quase cem mil pessoas estão participando do Fórum Social Mundial. Pela Universidade Federal do Pará painéis, oficinas, exposições e debates sobre os mais diversos assuntos buscam apresentar propostas para um mundo melhor. A maior parte das atividades autogestionadas estará na universidade, bem como os palcos da programação cultural, o espaço inter-religioso, as feiras e a infraestrutura de alimentação. 

A programação inclui dois formatos de eventos: de um lado, há atividades mais centralizadas, propostas e coordenadas pelos Comitês Internacional e Nacional do Fórum; de outro, estão as atividades autogestionadas, que são atividades propostas e gerenciadas em conjunto por diversas instituições que participam do Fórum e que, geralmente, estão reunidas por temas mais específicos, ligados à proposta geral do FSM e aos 10 objetivos específicos, defendidos no encontro deste ano. 

(com informações UFPA)