Vereadores aprovam requerimento de Aguinaldo Araújo para estudo de BRT entre Cubatão e Santos

Ascom Câmara Municipal de Cubatão

Aguinaldo Fotos Michel4A Câmara Municipal de Cubatão, São Paulo, aprovou requerimento do presidente da Casa, vereador Aguinaldo Araújo (PDT), apresentado na sessão dessa terça-feira (19), o qual solicita que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) realize estudos técnicos para a instalação de Bus Rapid Transit (BRT) – sigla em inglês para Veículo Leve sobre Pneus – ligando Cubatão à cidade de Santos.

O BRT é um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego.

De acordo com Agnaldo Araújo, o BRT representaria uma melhora significativa na mobilidade urbana entre Cubatão e Santos, tornando as viagens mais rápidas. Ele se integraria ainda ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que recentemente iniciou suas atividades entre Santos e São Vicente.

O sistema tem flexibilidade maior por não exigir a implantação de trilhos além de operar em faixa exclusiva, com o pagamento da tarifa no pré-embarque, nas estações com acessibilidade. Outro benefício é que ele geralmente possui ar-condicionado e atende até 280 pessoas em cada veículo.