Vereador Patussi homenageia Núcleos de Policiamento Comunitário em Ponta Grossa-RS

Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Marcio-Patussi---presidente-da-Câmara-de-Vereadores-de-Ponta-GrossaO presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Marcio Patussi (PDT), elogiou o trabalho dos policiais da Brigada Militar que atuam nos 48 bairros que possuem os Núcleos de Policiamento Comunitário (NPC). A manifestação do pedetista aconteceu nessa quarta-feira (06), durante o Grande Expediente da Sessão Plenária, em solenidade de reconhecimento pelos bons resultados obtidos pelos Núcleos em seus cinco anos de existência.

Na cerimonia, que contou com a presença dos policiais militares que participam do Programa, Patussi iniciou sua manifestação mencionando aspectos acera da instalação dos Núcleos, iniciada em 2011, com a implantação dos Territórios da Paz, nos bairros Integração e Záchia.

“Na época, eu estava à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública e acompanhei as primeiras atividades do projeto”, lembrou, salientando os objetivos da ação, e enfatizando que a medida trouxe nova dinâmica ao relacionamento dos profissionais da segurança com a população da cidade.

“Junto com a Polícia Comunitária vem o conceito de aproximar os policiais da população, e em Passo Fundo essa dinâmica foi importante, pois colocou os profissionais passo-fundenses diariamente dentro dos bairros, medida responsável por fortalecer a confiança da comunidade nos segmentos da segurança pública”, enfatizou Patussi.

O presidente da Câmara frisou, ainda, que o plano de trabalho dos Núcleos também tem a preocupação de atender a comunidade de forma educativa e assistencial, já que abrange projetos como a Patrulha Escolar e Patrulha Maria da Penha. Também recebeu destaque, o Projeto Ensino e Segurança “Paz na Escola” que tem a finalidade de atenuar a violência dentro e fora da escola. “O Projeto desenvolveu diversas atividades educativas, culturais e esportivas, e foi responsável por resgatar valores, direitos e deveres, no ambiente escolar”, finalizou.

O coordenador dos Núcleos, o tenente Daisson de Andrade da Silva, agradeceu o reconhecimento que vem da Câmara de Vereadores, citada por ele como a casa do povo. “Essa homenagem nos deixa felizes porque a comunidade está reconhecendo que essa forma de policiamento realmente deu certo em Passo Fundo. Isso nos deixa satisfeitos, mas, também aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, considerou o tenente.

Ele destacou ainda o crescimento do trabalho, que começou como um projeto desenvolvido em dois bairros inicialmente, a se transformar em um programa de policiamento, instituído por decreto Estadual, ainda em 2014.